Obras de pavimentação iniciam em dois bairros de Parobé

Foto: Weslei Fillmann

Por Weslei Fillmann

Os bairros São José e Arroio do Sal, em Parobé, vão contar com ruas pavimentadas com bloquetos em 2022. A primeira, a rua Manoel Antônio dos Santos, no São José, deve ficar pronta em pouco mais de cinco meses, com obras que já iniciaram nesta semana, fazendo o preparo do solo. O investimento é de cerca de R$ 333 mil, sendo a maior parte do Ministério do Desenvolvimento Regional e parte de contrapartida do município. A execução é da CDT Way Sinalizações Ltda, que venceu a licitação. Por ser relevante para o acesso ao município, a rua vai ser revitalizada, facilitando o tráfego de veículos pesados.

 

Outra rua é a Pompeo Pires, que fica no bairro Arroio do Sal. São três quadras de chão batido que também vão receber trabalhos de pavimentação. As obras também foram iniciadas recentemente e devem ficar prontas em cerca de três meses, através do serviço realizado pela Muller Engenharia e Construção, vencedora da licitação. O valor é de pouco mais de R$ 197 mil, oriundos dos cofres do município. Todos os serviços vão ser acompanhados pela Secretaria de Planejamento, Projetos e Captação de Recursos. Na Pompeo Pires, a busca é dar mais conforto para o tráfego dos moradores e reduzir a poeira no local.

Qualidade e tráfego

Josiane da Rosa, secretária de planejamento, projetos e captação de recursos. “A Pompeo Pires é um anseio dos moradores, que é uma rua central do Bairro Arroio do Sal. (Com as obras), ela vai dar qualidade de vida para eles e melhorar o fluxo de veículos”.

Richard Ferreira, técnico da secretaria. “A rua Manoel Antônio dos Santos tem acesso a RS-239, além do tráfego de ônibus e caminhão, dando acesso a vários bairros. Nós fizemos a indicação desta rua para pavimentação, pois achamos relevante”.

Moradoras aprovam

Elaide Hack, de 53 anos, moradora na rua Manoel Antônio dos Santos há 31 anos, falou que a via se encontrava abandonada até hoje. No entanto, segundo ela, com a chegada do novo prefeito, houve o primeiro investimento na rua, que faz ligação com a RS-239 e serve como uma das principais rotas de acesso e saída do município, para caminhões e ônibus.

Roni Maria Ev, 62, e que há 39 anos mora no atual endereço, vizinha de Elaide, afirma que a rua era apenas um trilho quando passou a morar no local. Há cerca de 30 anos, a rua foi aberta e, hoje, vai ser feita a pavimentação. O marido dela, que tem câncer de pele, sofre com a quantidade de poeira que a rua gera, o que vai ser reduzido com a obra da prefeitura.

A comerciante Neiva Lino de Souza, 55, que trabalha há poucos meses ao lado da rua Pompeo Pires, comentou que o principal problema causado pela via na atual situação é a poeira, devido ao intenso fluxo de carros.