Obras de desassoreamento do Rio Paranhana, entre Taquara e Parobé, está na segunda fase

Prefeita Sirlei Silveira e secretário de Obras e Serviços, Bruno Cardoso, acompanham os trabalhos de desassoreamento na semana passada Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

As obras de desassoreamento do Rio Paranhana, na divisa entre Taquara e Parobé, estão em sua segunda fase. Na semana passada, os trabalhos de desobstrução da passagem da água do rio passaram a ser realizados no trecho que fica após a ponte que faz a divisa entre as duas cidades, na Rua Tristão Monteiro, pelo lado de Taquara, e na Avenida das Nações, em Parobé.

Os trabalhos são realizados desde o dia 29 de março pelas secretarias de Obras dos dois municípios, através de um convênio entre ambas as cidades, disponibilizando maquinário e mão de obra. São duas escavadeiras hidráulicas que realizam o desassoreamento, uma por Taquara e a outra por Parobé. “Um problema de décadas na divisa entre Parobé e Taquara finalmente está sendo resolvido. Estamos felizes que estas obras estão próximas de serem concluídas, garantindo mais segurança para a comunidade que mora perto do rio”, comenta a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira.

Estágio atual da obra

De acordo com o secretário de Obras e Serviços de Taquara, Bruno Cardoso, no estágio atual deste trabalho, está sendo removido o cascalho acumulado no trecho após a ponte. “A previsão é de que sejam removidos aproximadamente 11 mil metros cúbicos de sedimentos acumulados que provocaram a erosão da sua margem. Concluída esta segunda etapa, estará finalizado o desassoreamento”, explica.

Após a conclusão do desassoreamento, as margens do rio receberão o plantio de gramíneas, uma família de plantas de vegetação rasteira que auxiliam na preservação dos solos. As mudas serão de azevém, capim-amendoim e capim-elefante.