Obras de asfalto na Serra Grande próximas do início em Três Coroas

Manutenções periódicas são realizadas pela prefeitura antes de receber o asfalto Foto: PMTC/ARQUIVO

Em pouco tempo, um novo caminho para chegar até a Serra Gaúcha, cruzando por cidades dos vales dos Sinos e Paranhana, vai estar a disposição da população destes municípios e também de turistas.

Com recursos do programa Pavimenta RS, coordenado pelo Governo do Estado, Três Coroas e Igrejinha irão asfaltar os trechos da Estrada Serra Grande que cruzam pelos limites das cidades. Em Igrejinha, as obras já estão em andamento. Em Três Coroas, a licitação já foi realizada, o projeto está aprovado pelo Legislativo e apenas trâmites burocráticos do processo licitatório precisam ser finalizados para que os trabalhos sejam iniciados. Com a obra concluída, vai ser possível chegar a Gramado, por exemplo, partindo de Nova Hartz, sem precisar acessar as RSs 239 e 115.

Novas opções à cidade

A nova rota alternativa de acesso à Serra Gaúcha é celebrada pelo prefeito de Três Coroas, Alcindo de Azevedo. “Para o nosso município e para os moradores da Serra Grande é um grande desenvolvimento. Hoje, a gente percebe que os turistas não querem estar só dentro das cidades, eles buscam essas rotas alternativas para estarem em contato com o verde, no meio da natureza”, salienta Alcindo. “Com o avanço do turismo e do desenvolvimento nessa área, o investimento retorna para a comunidade”, acrescenta o prefeito Alcindo.

R$ 4 milhões investidos

Para viabilizar o asfaltamento do trecho de Três Coroas, serão necessários mais de R$ 4 milhões. “Dois milhões serão oriundos do programa Pavimenta RS e o restante será de contrapartida do município”, explica Alcindo. Conforme o prefeito, a ideia é que os trabalhos iniciem na estrada até o fim de março e possam ser concluídos em dezembro. “Essa é uma estimativa”, cita o chefe do Executivo.

Trecho de 4,5km

Assim que as obras iniciarem, conforme detalhado pelo prefeito, a estimativa é que, ainda em 2023, o asfalto na estrada já seja realidade. Em Três Coroas, serão 4,5km de obras. “Já está licitado, já temos a empresa vencedora, só estamos esperando a assinatura do contrato”, finaliza Azevedo.