Obra de reconstrução da cruz no Monte da Fé inicia em Igrejinha

O trabalho de execução da base de concreto já começou Foto: Lilian Moraes

O local segue fechado para visitação enquanto o monumento não for totalmente reestruturado
Foto: Lilian Moraes

Depois de inúmeros processos licitatórios, as obras de reconstrução da cruz no Monte da Fé, em Igrejinha, começaram. O anúncio foi feito pelo prefeito Leandro Horlle na última semana, após um intenso trabalho da Administração para que os trabalhos efetivamente iniciassem.

Conforme informações repassadas pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Igrejinha, a obra está dividida em duas etapas: a primeira compreende a execução da base de concreto, que já passou pelos procedimentos burocráticos necessários e está em andamento. A segunda envolve a construção da estrutura metálica, para a qual foi definida recentemente uma empresa ganhadora.

O novo projeto da cruz prevê uma estrutura mais moderna, com um sistema de proteção de descarga elétrica e nova iluminação.

O Monte da Fé é um dos principais destinos turísticos de Igrejinha e está situado próximo à localidade de Serra Grande.

Além da paisagem deslumbrante, o local é rota para ciclistas que encaram as subidas até o morro e também para religiosos, que costumam visitar o monumento em datas simbólicas como a Páscoa.

“Muito felizes”

O vice-prefeito de Igrejinha, Joãozinho Lopes, comenta sobre o sentimento da Administração com o momento, considerando que o início das obras foi anunciado na sexta-feira (7). “Estamos muito felizes, pois este é um símbolo de nossa cidade, especialmente nesse período de reflexão sobre a fé”, destaca.

Atos criminosos

Além de passar por dificuldades para concluir os processos licitatórios da obra, o município encontra outro empecilho no andamento da reestruturação do Monte da Fé: criminosos estão furtando itens do local, praticando atos de vandalismo e ignorando o fato de que o ponto está interditado até que as intervenções sejam concluídas. “Na última semana nós tivemos as portas [que já foram substituídas], os vasos, lâmpadas, as pias e torneiras furtadas”, detalha o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jeferson Corá.
Para tentar inibir as ações dos bandidos, a Prefeitura de Igrejinha colocou um guarda armado para monitorar o local das 19h às 7h.
Não é a primeira vez que o local precisa ter a segurança reforçada. Ainda quando estava sendo revitalizado, um portão foi instalado no acesso ao morro em função de uma série de furtos e depredações.

Episódios

O investimento para a revitalização do Monte foi de R$ 550 mil. O valor foi aplicado em diversas melhorias na estrutura e no acesso. Após as obras, o local foi entregue a comunidade no dia 12 de outubro de 2022, através de uma cerimônia que marcou a inauguração do ponto turístico.
Quinze dias depois, entre a noite de 26 e madrugada do dia 27 de outubro, uma ventania atingiu a cidade e causou estragos, inclusive, na cruz e em parte da estrutura já revitalizada.