Obra da CEEE em Campo Bom trará confiabilidade aos Vales do Sinos e Paranhana

Subestação da CEEE, em Campo Bom, com melhorias na sua estrutura Foto: Deivis Luz

Região – A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) investe R$ 21,6 milhões na modernização da subestação de Campo Bom (esquina das avenidas dos Municípios com a Av. Arlindo Paz) e na construção de uma nova linha de transmissão até Taquara.

 

A qualificação é liderada pela Transmissora de Energia Sul Brasileira – TESB -, que é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE)formada pela CEEE Geração e Transmissão, Procablenergia e Telecomunicações e a empresa chinesa Zhejiang Insigma United Engineering.

 

As obras, em Campo Bom, são fundamentais e integrarão as linhas de transmissão de 230 kV (quilovolts), que interligam as subestações nas regiões Metropolitana e Central: Taquara, Nova Santa Rita, Campo Bom, Santa Cruz e Candelária. Esta obra que você viu em Campo Bom faz parte da nova linha de transmissão Campo Bom – Taquara. Na outra ponta, na SE Taquara, a obra está na fase de terraplanagem.

 

CEEE detalha os investimentos

O investimento total para a construção da linha de transmissão que interliga as Subestações Campo Bom e Taquara, com uma extensão de aproximadamente 29 KM, incluindo as obras de conexão às subestações é de R$ 21,6 milhões através de recursos da companhia estadual. A previsão é de que a linha de transmissão Campo Bom/Taquara seja finalizada em maio de 2021.

Apesar do alto valor do investimento, a CEEE esclareceu que a subestação em Campo Bom continuará com 349 MVA (Megavolt-ampéres), mas sem aumento da capacidade instalada, porém, aumentará o que a CEEE denomina de aumento da confiabilidade, pois cria caminhos alternativos para que a energia chegue até as subestações caso uma delas tenha alguma indisponibilidade.

Essa obra beneficia as duas SEs. A SE Campo Bom fornece energia para as subestações de transmissão localizadas em 10 municípios do Vale do Sinos e uma população de 653 mil pessoas.