O papel social e ambiental do sindicato calçadista para a comunidade de Três Coroas

Sindicato promove qualificação profissional a jovens por meio do Menor Aprendiz Foto: Divulgação/SICTC

Por Jauri Belmonte


Três Coroas –
O Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas (SICTC) é indispensável para as empresas do setor. Mais do que prestar suporte e prospecção das empresas em feiras no Brasil e no exterior, ele tem um importante papel de responsabilidade social e ambiental a fim de prestar serviços à comunidade.
Mais de 80% da economia de Três Coroas passa pelo setor do calçado.

Com mais de 50 associados, além do Projeto Três Coroas Shoes, que materializa a união das empresas calçadistas, o pilar social é sólido. A Escola de Sapateiros é um exemplo, pois oferece capacitações gratuitas à comunidade nas linhas produtiva e de modelagem. Além disso, por meio do Menor Aprendiz, também há a capacitação de jovens a fim de potencializar o conhecimento deles no que diz respeito à indústria calçadista.

Na linha ambiental, há o compromisso com as empresas nas questões de licenciamento, orientando os empresários quanto à gestão de resíduos. Também com a política de aterro zero, desde 2021 o Aterro de Resíduo Industrial Perigoso (ARIP) está com o passivo ambiental zerado. Ou seja, todo o lixo industrial produzido pelas empresas da cidade, que antes era enterrado em valas, agora é coprocessado, tendo uma destinação ambiental correta e evitando prejuízos ao solo.

No local do antigo depósito, após sinal verde da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o município deve fazer a compostagem da coleta urbana (leia a matéria aqui).

SUPORTE, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO

“Por entender que o Rio Grande do Sul é o berço da produção nacional do calçado, precisamos estar alinhados com nossos associados. Nosso papel é ser o principal suporte das empresas e qualificando a mão de obra”.
Juliano Mapelli, executivo comercial do SICTC.

 

“O aterro não é solução. É postergar um problema. E pela credibilidade que o sindicato tem junto às empresas e pelo serviço que prestamos, conseguimos orientar e ter a confiança do empresário”.
Grasiela Huff, gestora ambiental do SICTC.

 

“As capacitações que oferecemos são de suma importância. Pois além de capacitarmos os profissionais das empresas de Três Coroas, promovemos as formaturas dos cursos, o que vai motivá-los ainda mais”.
Lucas Kern, executivo administrativo do SICTC.