Núcleo de cervejeiros se consolida em Igrejinha

Igrejinha – As cervejarias artesanais têm conquistado cada vez mais espaço e prestígio em Igrejinha. Seja pela qualidade ou pela diversidade dos produtos,é comum encontrar em mercados e eventos da região as marcas que nasceram e cresceram na cidade. Parte importante dessa história, a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Igrejinha (Acervai) cumpre um papel de unir e promover os empreendimentos.

Atual presidente da associação, Laercio Raymundo conta que participa desde a fundação da entidade, no final de 2018. “Somos um grupo bastante mobilizado. Além do Festival de Cerveja Artesanal, participamos do Igrejinha Mix e outros eventos comemorativos, até em outras cidades”, destaca. Atualmente são três cervejarias que integram a entidade: KKB, Old Caslte e Stier Bier.

O principal evento promovido pela Acervai é o Festival de Cerveja Artesanal, que neste ano chegou em sua terceira edição. “Agora estamos indo para o quarto e o objetivo é sempre crescer mais. Tem dado muito certo e vamos continuar investindo”, declara. Laercio observa que o turismo é um dos tópicos que mobilizam o grupo, e deve ser trabalhado de forma mais intensa, com a possibilidade de um local para a entidade.

Empresa nasceu da produção caseira
Proprietário da marca Old Castle, Laercio faz sua produção em um prédio situado no bairro 15 de Novembro, próximo à prefeitura. Antes de conseguir o registro do empreendimento, sua produção era feita em casa e para consumo próprio. Hoje, o entusiasta divide o tempo entre a fábrica de calçados e a cervejaria. “Em 2020 nos instalamos nesse prédio e compramos equipamentos para aumentar a produção. Hoje fazemos um pouco mais de 10 mil litros por mês, com a maior parte saindo direto para o consumidor em eventos e festas”, explica, lembrando que somente ele e a esposa tocam o negócio.