Novos tablets agilizam atuação dos agentes de saúde em Rolante

Prefeito Rippel e secretário Ricardo na entrega para os agentes (Foto: Edna Cardoso/PMR)

Rolante – A prefeitura adquriu 30 novos tablets para o trabalho de visita dos agentes comunitários de saúde de Rolante. O investimento é de quase R$ 50 mil e todos os agentes das sete equipes já fazem as visitas com os equipamentos modernos e de fácil manuseio.

O secretário de Saúde, Ricardo Gonçalves, conta que os profissionais estavam usando um equipamento mais antigo e isso atrapalhava o andamento das visitas e coleta de dados. “Na gestão passada, foram adquiridos aparelhos, mas eram inferiores. O sistema não comportava o navegador, trancava muito. Em maio, nos reunimos com agentes e eles colocaram algumas demandas. Uma das sugestões foi a aquisição de um novo tablet, pois às vezes até perdiam dados”, disse.

Os novos tablets foram entregues no dia 6 de julho a todos os profissionais. “Os dados coletados pelas equipes são de grande importância. Através desses dados, conseguimos fazer direcionamentos em diferentes áreas e também para ter informações atualizadas sobre as famílias”, destacou o secretário, reforçando a importância e o diferencial do trabalho do agente de saúde. “Ele é a porta de entrada, um profissional que tenho carinho e respeito; trato todos funcionários com igualdade, mas valorizo eles porque são amigos da gestão, estão com a família, o primeiro contato é com eles. Todas as informações que chegam até nós, vêm com mais rapidez por eles”.

TRABALHO FEITO COM ORGULHO

Ela é agente desde 2012. Há 10 anos, Cíntia Michele de Brito visita as famílias em Rolante. Orgulhosa da função, elogia o novo equipamento. “Vai ficar muito melhor, mais ágil. Antes, a gente tentava inserir os dados e o sistema rodava, rodava e nada. Não conseguíamos dar a atenção necessária às famílias, porque ficávamos nervosos tentando resolver isso”.

O que eles disseram

Pedro Rippel, prefeito. “Na verdade, era um compromisso nosso, do programa de governo, de melhorar a situação para eles (agentes). São equipamentos novos, mais práticos. São tablets modernos, de última geração, muito útil para o trabalho de prevenção junto às famílias”.

Ricardo Gonçalves, secretário de Saúde. “Os dados coletados pelas equipes são de grande importância. Através desses dados, conseguimos fazer direcionamentos em diferentes áreas e também para termos informações atualizadas sobre as nossas famílias”.

Cíntia Michele de Brito, agente de saúde. “É gratificante o trabalho. Algumas famílias nos chamam de anjos, nos recebem bem. Em visita, já conseguimos ajudar uma paciente prestes a infartar; foi gratificante poder ajudar. Valor nenhum paga ver sorriso nas pessoas, agradecimento, sem palavras”.