Novos mentores do PROERD são habilitados após curso em Igrejinha

Por Weslei Fillmann

Ensinar que as drogas e a violência não são o caminho a ser seguido. Esses são alguns dos objetivos do Proerd, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que formou novos mentores, na última semana, em Igrejinha.

 

Todo o curso foi ministrado no município pelo coordenador tenente-coronel Cilon Freitas da Silva. A cerimônia foi realizada no Sindicato da Indústria de Igrejinha, no Bairro Centro. Estiveram presentes diversas autoridades da Brigada Militar e também da Prefeitura de Igrejinha.

Um dos formandos no curso de mentores foi o soldado Jeferson Secco Oliveira, que atua no 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, em Canela. O setor concentra as diversas ocorrências que acontecem em municípios como Três Coroas, Igrejinha e Taquara.

Para ele, que já atua há mais de 16 anos na Brigada Militar, ensinar as crianças a terem responsabilidade sobre o que escolherem para o futuro, e optarem pelo caminho certo, é muito gratificante. Oliveira já era instrutor do Proerd há três anos e agora, afirma, se torna um elo do setor estadual para a formação de novos instrutores na região.

No Rio Grande do Sul, até o final do ano passado, mais de um 1,42 milhão de crianças, adolescentes e pais foram atendidos pelo programa.

 

O que é o proerd e seu mascote

De acordo com a Brigada Militar, o “Proerd é um programa de promoção à qualidade de vida, uma das missões das polícias militares, desenvolvido com base na prevenção criminal contra a utilização de drogas lícitas e ilícitas.” Ele foi criado no Brasil, seguindo o modelo de um programa semelhante norte-americano, sendo implantado aqui em 1998.

O seu mascote é o “Daren” ou “Leão do Proerd”, como é popularmente conhecido, aproximando as crianças do objetivo do programa; cuidar delas.

 

“Excelente estrutura para ensino”

A estrutura igrejinhense disponibilizada para a realização do curso foi elogiada. Cilon Freitas falou que “foi uma honra realizar o curso em Igrejinha, que possui uma estrutura fantástica apoiada por toda a comunidade, trazendo um grande suporte para o trabalho da Brigada Militar. Esses policiais vão ter a missão de fazer a diferença na prevenção às drogas e a violência, junto às crianças na comunidade escolar e familiar.”

O prefeito Leandro Horlle, que esteve no evento, citou o sentimento de felicidade por “Igrejinha sediou uma formação de nível nacional, em um programa tão importante que é o Proerd. […] Igrejinha demonstrou, novamente, que possui a estrutura necessária para sediar eventos de segurança pública.”