Novos investimentos prometem melhorar acesso ao Parque do Voo Livre

Foto: Matheus de Oliveira

Rolante – A 841 metros de altura em relação ao nível do mar está um dos principais pontos de lazer e turismo de Rolante. O Parque Municipal do Voo Livre é rota para visitantes que querem contemplar a beleza proporcionada pelos vales e montanhas da região e para ciclistas que gostam de explorar a natureza. Para potencializar ainda mais este cartão postal, o município prepara investimentos.

“Este ano pretendemos melhorar o acesso. Precisamos colocar mais proteção, como guardrails, e alargar a subida, que acaba sendo muito estreita. Temos bastante movimento de pessoas por lá e queremos que elas cheguem com mais tranquilidade e segurança”, observa o prefeito Pedro Rippel.

Nos últimos anos, uma série de ações melhoraram a infraestrutura do local. O prefeito lembra que, em 2021, foram investidos R$ 10 mil para viabilizar água potável. Antes da reestruturação dos canos, da parte elétrica e da instalação de um reservatório de 5 mil litros, a água era fornecida através de caminhão pipa do Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante, o que gerava um alto custo para o município.

Parceria Público Privada
O prefeito demonstra a pretensão de trabalhar com o modelo de Parcerias Público Privadas para alavancar ainda mais o destino turístico. “É algo que pensamos para o futuro. Procurar parceria com algum investidor que queira instalar, por exemplo, algum bondinho e restaurante. Estamos dispostos a viabilizar uma grande parceria. Hoje o caminho é esse, porque o município precisa cuidar da população, da saúde e da educação. Esses investimentos maiores precisam ser através de parcerias”.

Infraestrutura completa
O Parque do Voo Livre oferece infraestrutura como banheiros, churrasqueiras, assentos, pontos de energia elétrica, wi-fi, bar e belvedere. O horário de funcionamento é de domingo a quinta, das 8h às 20h. Sexta e sábado, das 8h às 22h.

Por sua altitude e localização, o Morro Grande, como também é conhecido o local, recebe anualmente etapas do Campeonato de Asa Delta e Paraglider. São seis pistas de decolagem, todas naturais, pois o caimento do morro já é ideal para os lançamentos. Conforme o prefeito, a estimativa é de que mil pessoas visitem o parque a cada mês.