Novo tratamento para dores crônicas é fornecido à comunidade de Parobé

Tratamento complementar é mais uma das opções ofertadas pela Secretaria de Saúde Foto: Divulgação

Parobé – O município de Parobé é pioneiro na região de cobertura do Grupo Repercussão, na rede pública, ao fornecer um um novo tratamento complementar à população para dores crônicas: a ozonioterapia. A aplicação do tratamento teve início após a lei 14.648/2023 ser promulgada e a técnica ser autorizada pelo Ministério da Saúde. Em Parobé, a oferta do tratamento iniciou ainda no mês de agosto.

Os pacientes são encaminhados pelas unidades de saúde, após avaliação e indicação médica. O tratamento está sendo realizado junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.

A ozonioterapia é uma técnica terapêutica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio. Possui propriedades medicinais, como anti-inflamatórias, antissépticas, modulação do estresse oxidativo e melhora da circulação periférica e da oxigenação.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Elisa de Lima, a ozonioterapia vem se somar às diversas práticas complementares que ampliam o olhar dos profissionais sobre a medicina tradicional, podendo auxiliar em feridas, dores crônicas/agudas, dores nas articulações, lesões imunológicas, lesões pulmonares, entre outras.

O tempo de tratamento e o número de sessões da ozonioterapia depende da condição clínica e resposta do paciente.

COMPLEMENTARES

O prefeito de Parobé, Diego Picucha, reforça que a Administração busca ofertar diversas opções de tratamento que visam o bem da comunidade. “Em Parobé, estamos oferecendo uma série de práticas complementares como quiropraxia, acupuntura, auriculoterapia, ventosaterapia, reiki, entre outras, para proporcionar à nossa população tudo o que há de melhor em tratamentos complementares de doenças. Podemos ir além do tratamento tradicional e oferecer um serviço completo que estimule o bem-estar dos nossos usuários”, destaca Picucha.

O que dizem o prefeito e a secretária de Saúde

“Estamos oferecendo uma série de práticas complementares para a nossa comunidade. Podemos ir além do tratamento tradicional e oferecer um serviço completo que estimule o bem-estar dos nossos usuários”, Diego Picucha, prefeito de Parobé.

“A ozonioterapia vem somar às diversas práticas complementares que ampliam o olhar dos profissionais sobre a medicina tradicional, podendo auxiliar em feridas, dores crônicas/agudas, lesões imunológicas, lesões pulmonares…”, Ana Elisa Lima, secretária de Saúde de Parobé.