Novo distrito industrial de Igrejinha deve ser concluído até o fim do ano

Distrito industrial é de fácil acesso pela RS-115 Fotos: Matheus de Oliveira

Igrejinha – Uma área de terra às margens da RS-115 está em fase de desmembramento no Distrito Industrial, de modo a estar apta para o recebimento de mais empresas de segmentos diversos no município. O local foi estruturado em lotes industriais, de modo que pode receber mais de cinco empresas. A estruturação do espaço aconteceu a partir de estudo por parte do conselho de Desenvolvimento Econômico. “A área já pertencia ao Município, portanto, não houve investimento na compra da área. A Administração Municipal levou em conta também a facilidade de acesso, por ser uma área na RS-115”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Igrejinha, Leandro Horlle.

As intervenções na área de terra pelas equipes de trabalho contemplam trabalhos de infraestrutura básica, como a abertura de ruas e terraplanagem. A expectativa do responsável pela pasta é que as obras sejam concluídas até o final do ano.

Opiniões

Joel Wilhelm, prefeito. “Tendo propostas de empresas, elas vão ser avaliadas pelo conselho de Desenvolvimento, e se houver aprovação, estaremos mandando para o Legislativo”.

Leandro Horlle, secretário de Desenvolvimento Econômico “Será importante, neste momento de dificuldade econômica que vivemos, onde o desemprego tem se tornado o maior problema enfrentado”.

Localização privilegiada

Com uma localização privilegiada no município, uma área de 41.122,00 m2 está sendo disponibilizada nesse momento para o desmembramento do distrito industrial. A abrangência ainda pode ser aumentada de acordo com a necessidade e o número de empresas que vierem a se instalar no endereço. O ingresso desses empreendimentos deve acontecer a partir do início de 2021. Ainda segundo Horlle, o município de Igreja já assinou contratos de incentivos através do Proden com duas empresas. A previsão é que somente estas empresas que já tem contrato assinado gerem em torno de 400 empregos em 5 anos.

Proden como mecanismo na cidade

O Proden é iniciativa criada pela Administração com o objetivo de incentivar empresas a se instalarem ou crescerem no município, gerando para elas benefícios à medida em que criam mais empregos e renda. O programa assim impulsiona organizações instaladas na cidade com doações de terrenos, auxílios temporários de alugueis, subsídios para participação em feiras, ressarcimentos de tributos. Outra medida voltada para a economia foi a assinatura para a Incubadora Tecnológica de Igrejinha, em parceria com a Faccat. O local servirá para incentivar jovens empreendedores a desenvolver ideias inovadoras. Além do espaço físico, as startups receberão do município toda infraestrutura básica em um espaço para até 6 projetos. A Faccat será responsável pela seleção dos projetos e assessoria técnica, a fim de orientar e aconselhar os jovens empresários para alavancar seus empreendimentos.