Novo Complexo de Saúde passa por ajustes finais em Igrejinha

Unidade de saúde terá dois andares, com atendimentos clínicos, especializados e Vigilância Sanitária. Foto: Matheus de Oliveira

Igrejinha – A Prefeitura de Igrejinha está encaminhando os detalhes finais do novo Complexo de Saúde do centro da cidade. A obra de R$ 1,4 milhão contempla uma estrutura de dois andares, com seis consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, sala de triagem, sala de curativos e suturas e uma farmácia.

O local será a nova referência para os atendimentos que ocorrem no prédio da Secretaria de Saúde. Além disso, a Vigilância Sanitária será instalada no segundo andar. “Teremos ali todos os atendimentos clínicos ofertados na unidade de saúde do Centro, e também as consultas com ginecologista e pediatra. Vai ser um grande complexo de saúde, que vai melhorar a qualidade de atendimento da região central da cidade”, destaca o secretário de Saúde, Vinicio Wallauer.

A parte estrutural da obra, de quase 600 metros quadrados, está concluída. Faltam ainda alguns móveis e placas de sinalização para que a unidade possa ser oficialmente inaugurada. A previsão é que tudo seja concluído até o início de fevereiro. A nova estrutura de saúde fica na esquina da Av. Castelo Branco com a rua João Corrêa, na antiga Unidade Sanitária.

Reforço em atendimento para demais unidades de saúde do município
O Complexo de Saúde vai funcionar como um suporte para as UBSs dos bairros, explica o prefeito Leandro Horlle. “A importância dessa estrutura é qualificar ainda mais o atendimento de todos os cidadãos, porque o centro atende inúmeros moradores de outros bairros. Juntar duas estruturas diferentes vai facilitar o atendimento das pessoas”, pontua o prefeito, lembrando que o investimento se trata da maior estrutura de saúde do município. Entre médicos e demais profissionais, serão cerca de 50 pessoas atuando no novo espaço.

Homenagem a ex-prefeito
O novo prédio vai receber o nome de Vladimir Volkart (Branco). A homenagem foi anunciada pelo prefeito Leandro Horlle ainda no início de 2022, no segundo ano de falecimento do ex-prefeito e vereador. Branco esteve à frente do Executivo igrejinhense de 15 de novembro de 1991 até 31 de dezembro de 1992. Além disso, foi presidente da Câmara de Vereadores quando a Lei Orgânica do município foi promulgada.

A última inauguração na área da saúde ocorreu em dezembro, com a entrega da UBS do bairro Moinho. A administração comemora pelo menos 16 entregas em pouco mais de dois anos à frente do município.