Novo anexo do Hospital Sapiranga será entregue a partir de março de 2021

Quem passa pelo Hospital Sapiranga, já consegue ver a cara do novo prédio, ainda em obras Foto: Henrique Ternus

Sapiranga – A obra do novo anexo do Hospital Sapiranga segue em andamento e deverá ser concluída no decorrer do próximo ano. O prédio, de 6.000m², custará um total de R$ 14,5 milhões, provenientes de recursos Federal, estadual e do próprio hospital. Segundo a assessoria da casa de saúde, o cronograma de conclusão acontecerá em etapas, e as inaugurações ocorrerão de forma gradativa, conforme as unidades forem finalizadas. “Não há como prever uma data exata, pois como grande parte do recurso é do Governo Federal, a velocidade da obra se dará conforme a liberação do recurso”, explicou a comunicação do hospital.

Após a conclusão do anexo e realocação de alguns ambientes, serão contempladas reformas na estrutura existente, sendo a principal o Centro Cirúrgico, que será ampliado de três para quatro salas. Haverá também a ampliação da sala de recuperação e a instalação de um novo Centro de Material Esterilizado.

O Serviço de Diagnóstico, que ficará no térreo e segundo pavimento, será ampliado e passará a ter um acesso diferenciado e exclusivo para exames eletivos.

Com a finalização da obra, o Hospital Sapiranga contará com uma clínica de oncologia, um serviço novo que será ofertado para a população da região. Os demais ambientes serão ampliados, com modernização da estrutura e novas tecnologias.

O que estará presente no anexo

O anexo contará com quatro andares. No quarto pavimento, será uma nova Unidade de Internação SUS, com 60 leitos, contemplando a Internação adulto, pediátrica e maternidade. Essa unidade tem previsão de conclusão em meados de março de 2021, e substituirá a Unidade das Esmeraldas, atual unidade do SUS.

No terceiro pavimento, está sendo finalizada uma nova etapa da UTI adulto que contemplará mais oito leitos, além dos 12 existentes, totalizando 20 leitos. Uma unidade de Internação de Saúde Mental, com 15 leitos, está prevista para o segundo semestre de 2021.

No segundo pavimento, está sendo concluída uma clinica de oncologia, que será um serviço terceirizado pela Artha Oncologia, com previsão de conclusão para início de 2021.

No andar térreo, está prevista uma nova emergência, cujo acesso será pela rua Victor Hugo, e a previsão também está datada para o segundo semestre de 2021.

Direção do Hospital Sapiranga avalia obras e novidades

A direção do Hospital Sapiranga entende que essa reestruturação será um grande avanço para a saúde da região. “Desde a fundação do hospital, há mais de 70 anos, muita coisa mudou com relação à arquitetura hospitalar, assim como o volume de atendimentos e internações que cresceu muito, mas até então apenas pequenas adaptações eram possíveis. Um exemplo disso é nossa emergência, que foi totalmente reformada em 2010, mas já está pequena para atender ao volume de casos graves que buscam por atendimento diariamente. Por isso, a construção desse novo anexo será um marco para a história do hospital, que já é referência na região. Nosso objetivo é oferecer um serviço amplo, completo, com a maior resolutividade possível, para que não haja necessidade do cidadão se deslocar a grandes centros”, afirma a diretora, Elita Herrmann (foto acima).

O presidente do hospital, João Edmar Wolff, explica que foram muitos anos de planejamento e constante busca de recursos junto aos governos federal e estadual. “Ver esse projeto saindo do papel e aos poucos ir se tornando realidade é uma grande conquista para a comunidade de Sapiranga e região”, conclui.

Segurança e conforto redobrados

Segundo a assessoria de comunicação do Hospital Sapiranga, a ampliação trará muitos benefícios para a comunidade sapiranguense. Além dos novos serviços, a unidade da emergência terá um espaço mais amplo e completo, e a internação da Ala das Esmeraldas (SUS) terá um espaço mais amplo, trazendo muito mais segurança e conforto aos pacientes e familiares.