Novembro Azul alerta para importância da prevenção do câncer de próstata

É possível entrar em contato com a Oncoprev através do telefone (51) 3541-1053 Foto: Divulgação

Taquara – O Novembro Azul foi criado com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao câncer de próstata, segundo tipo de tumor mais comum no país, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

 

Só para este ano, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima mais de 68 mil novos casos da doença.
Apesar da alta incidência, o médico oncologista e diretor técnico da Oncoprev – Centro de Oncologia, Henrique Träsel, explica que a maioria dos homens diagnosticados com câncer de próstata não terão problemas com a doença: “Em média, 16% dos homens terão câncer de próstata, mas apenas 3% morrerão em decorrência do tumor. Ele pode ser muito agressivo mas, na maioria das vezes, será indolente”, esclarece.
Esse tipo de câncer costuma ser silencioso nas fases iniciais. Em estágios mais avançados, pode causar sintomas como dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Como diagnosticar

A principal forma de diagnosticar a doença é através do toque retal (exame que permite ao médico urologista palpar a próstata e perceber se há nódulos ou tecidos endurecidos) e a dosagem de PSA (exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico). Se for encontrada alguma alteração, pode ser indicada uma biópsia para confirmação do diagnóstico. Esse procedimento consiste na retirada de pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados em laboratório. “A recomendação é que homens entre 50 e 70 anos conversem com seu médico e decidam individualmente se vão fazer o PSA e toque retal anualmente”, afirma Träsel.

Fatores de risco

A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença. “Homens com um membro da família de primeiro grau que tiveram câncer de próstata têm o risco aumentado em duas vezes. Se forem dois familiares, o risco aumenta para cinco vezes”.
Homens negros ou que tiveram prostatite (inflamação crônica da próstata) ao longo da vida também são considerados de risco. “Para esses grupos, a recomendação é que os exames preventivos comecem a ser feitos a partir dos 45 anos”, explica.

Entre em contato

A prevenção da doença passa pela adoção de um estilo de vida mais saudável. Hábitos como ter uma alimentação nutritiva, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas contribuem para evitar não só este, mas vários tipos de cânceres e outras doenças. “É importante que os homens cuidem da sua saúde, consultando com um médico urologista regularmente”, finaliza.
A Oncoprev – Centro de Oncologia conta com profissionais qualificados, oferecendo atendimento humanizado e de excelência aos pacientes. Entre em contato e agende uma consulta: (51) 3541-1053.