Nova sede administrativa de Igrejinha, mais ampla e unificada, trará praticidade para os munícipes

Um espaço amplo que irá reunir os serviços públicos do município em um mesmo lugar: esta será a nova sede administrativa da prefeitura de Igrejinha. O Centro Administrativo Lauri Auri Krause ficará no bairro 15 de Novembro e está com as obras acontecendo a todo vapor.
O prédio, que terá três andares, irá abrigar as Secretarias de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Habitação, Finanças, Gabinete do Prefeito e Departamento Jurídico. As Secretarias de Educação, Saúde e Obras seguem funcionando em seus prédios próprios.
A obra, conforme explicou o prefeito de Igrejinha, Joel Wilhelm, faz parte de um planejamento feito pela atual gestão, quando ingressou em 2013. A preparação começou com a aquisição de uma área que contemplasse a sede administrativa e que oferecesse estacionamento para os funcionários e munícipes que fossem até o local buscar pelos serviços públicos.
Após veio a criação da concorrência de venda da atual sede da prefeitura municipal, buscando levantar os recursos necessários para que fossem executadas as obras do novo Centro Administrativo sem retirar verbas de outras secretarias e sem depender dos governos estadual e federal; e por final, abrir o concurso para o projeto da nova sede e licitar a obra.

O projeto vencedor

Quem entende comenta

Joel Wilhelm, prefeito de Igrejinha

“Não tenho dúvida que será muito importante para o município centralizar a parte administrativa toda em um local só, porque vai facilitar a vida de todo morador que vai poder resolver as suas questões em um único espaço”

 

Jeferson Lorenzão, Secretário de Planejamento e Meio Ambiente.

“Especialmente para a administração, para a tomada de decisões, tendo todo mundo trabalhando em um mesmo local fica fácil o diálogo, a interlocução entre todos. Mais um grande ganho que Igrejinha vai ter com essa obra” .

 

 

Marcus Weber, arquiteto do projeto

“A ideia que a gente teve se baseou bastante no sentido de abertura, de ter visibilidade, ter acessibilidade, transparência. De as pessoas poderem enxergar o que acontece, poder ter contato visual com tudo que ocorre dentro do funcionamento da prefeitura” .

 

 

A poucos meses da entrega
definitiva

A obra de 3 mil metros quadrados, iniciada em janeiro de 2018, tem previsão de entrega para o final deste ano. Com um orçamento de R$ 6.179.687,98, oriundos exclusivamente da venda do terreno onde está localizada atualmente a prefeitura. A obra é fiscalizada pela Secretaria de Planejamento, através da engenheira Paola Valentini. A elaboração do projeto ficou a cargo da empresa OctoColetivo e a obra está sendo realizada pela empresa Ancora Engenharia Ltda.

Texto: Gabriela Cardoso

Fotos: Paola Valentini/Secretaria de Planejamento