Nova ponte de acesso a localidade de Rolante está sendo erguida

Prefeito Pedro Rippel visitando a obra da nova ponte em Rolantinho (Foto: Lucas Zomer)

Rolante – Está em andamento a obra da nova ponte de concreto armado na localidade de Rolantinho. A antiga estrutura de madeira, precária e estreita, cuja passagem era de apenas um veículo, está sendo substituída por uma estrutura totalmente reformulada, de alvenaria. Assim que concluída, poderão passar veículos ao mesmo tempo e nos dois sentidos.

 

O valor do investimento é de aproximadamente R$ 55 mil, e a obra iniciou no dia 30 de setembro. A expectativa da Prefeitura de Rolante é de que a mesma seja concluída até o dia 1º de novembro, se as condições climáticas forem favoráveis. A obra contempla execução de fundações em estacas, cabeceiras em pedra gress e concreto armado, com tabuleiro em concreto armado com 25cm de espessura.

“Ela oferecerá boas condições para as pessoas”

O investimento na nova estrutura da ponte é valorizado pelo prefeito Pedro Rippel. Ele também antecipa que a iniciativa da obra leva em conta a futura pavimentação da rua, projeto que será executado na sequência. “Essa ponte era de madeira e muito estreita. Além disso, toda hora apresentava problemas, que necessitavam de consertos. Como também vamos pavimentar aquela rua, a primeira coisa que a gente pensou em fazer foi a ponte nova, com medida para passar dois veículos. Toda ela é reforçada de alvenaria. Essa nova ponte dará maior vazão ao arroio e a nova ponte também não irá causar mais transtornos para aquela comunidade. Estamos fazendo esse investimento e, após a pavimentação concluída, a estrutura na rua ficará muito boa, com todas as condições para moradores e pessoas que passarem por ali”, disse Rippel.

 

MELHOR ACESSO PARA AS LOCALIDADES

A ponte é bastante utilizada por moradores da localidade de Rolantinho, assim como dá acesso ao Morro da Figueira e Alto Rolantinho e muitas pessoas que querem ir para a praia passam por ali para depois ingressar na Estrada do Morro da Figueira. “O acesso beneficia muitas pessoas”, garante Rippel. A ponte antiga era composta por madeira roliça, onde a mesma encontrava-se totalmente comprometida por conta do grande fluxo de veículos pesados. Por conta da falta de segurança, funcionalidade e qualidade, se optou por substitui-la por essa nova ponte de concreto armado. O próprio município aportou os valores do material, contratando apenas a mão de obra, reduzindo, assim, despesas e garantindo a construção para beneficiar a comunidade.