Nova empresa de recolhimento de resíduos assume serviço em Igrejinha

Recolhimento dos resíduos continua sendo executado da mesma forma Foto: Lilian Moraes

Desde o dia 1º de setembro, os moradores de Igrejinha contam com uma nova empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos domiciliares (orgânicos e inorgânicos) e coleta seletiva de resíduos recicláveis.
A Ecosul Sustentabilidade e Saneamento Ambiental LTDA, tem matriz fixada em Porto Alegre, atende municípios do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, e chega na capital estadual do voluntariado com um contrato de prestação de serviços de 12 meses firmado, com possibilidade de prorrogação por um período igual, desde que as partes concordem.
De acordo com o secretário de Planejamento e Meio Ambiente do município, Jeferson Corá, o trabalho não sofreu alterações. “O calendário de recolhimento segue o mesmo já conhecido por toda população, tanto para a coleta regular quanto para a coleta seletiva”, explica.
Contudo, se por um lado as atividades serão mantidas, o que mudará é o investimento da Prefeitura no serviço. Segundo Corá, o novo contrato representará uma economia de mais de 50% aos cofres públicos. “Através do processo de pregão eletrônico realizado, foi possível chegar a uma economia de 56% no valor anterior custeado pelo município”, revela.

Secretário comenta mudança

Corá também avalia a mudança ocorrida e detalha o trabalho que será desenvolvido pela empresa. “São processos normais que acontecem dentro de qualquer Administração Pública e cabe ao Município através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente pelo seu corpo técnico fiscalizar a correta execução dos serviços. Financeiramente é uma boa economia. A empresa se mostrou extremamente profissional até o momento e os serviços estão acontecendo de maneira adequada”, pontua o secretário. “Resumidamente, trata-se da coleta regular e seletiva de toda a área urbana e rural, com disposição final no aterro sanitário municipal, localizado no bairro Garibaldi, onde é feito todo o processo de separação, reciclagem e destinação final”, conclui.

Gerente comercial faz breve apresentação da empresa

Quadro de funcionários mantido

Um dos pontos esclarecidos pela empresa é a permanência do quadro de funcionários. Questionado sobre o assunto, o gerente comercial explica que vai manter uma considerável parcela dos colaboradores que executavam o trabalho pela antiga empresa responsável pelo recolhimento de resíduos. “Em toda a cidade que a Ecosul Sustentabilidade e Saneamento Ambiental assume o trabalho, procuramos absorver os funcionários que já estavam na empresa anterior, até para não ocorrer de alguém ficar desempregado. Então, a gente conseguiu absorver praticamente 100% do efetivo que já estava na empresa anterior. Com isso, acabou que não teve ninguém que ficou desempregado em Igrejinha”, afirma Matos.