Nova diretriz prioriza aplicação da primeira dose na vacinação contra o coronavírus

Foto: Lilian Moraes

Região – A previsão de entregas semanais de lotes das vacinas do Butantan e da Fiocruz ao Ministério da Saúde fez com que a pasta mudasse as diretrizes de aplicação. Antes, a orientação era de que estados e municípios reservassem 50% das doses como garantia da segunda etapa da imunização. Desde o último domingo (21), há liberação para uso de todos os estoques.

De acordo com o ministério, a priorização da primeira dose deve ampliar o número de vacinados no Brasil e já é válida para os imunizantes distribuídos ao longo desta semana. Confiando nas previsões do governo Federal, as prefeituras de Igrejinha, Parobé e Taquara afirmam que seguirão a nova orientação de aplicação.

“A gente já estava com praticamente toda nossa vacinação em dia, tínhamos apenas uma reserva técnica que a gente já está usando na vacinação durante a semana”, frisa a secretária de Saúde de Taquara, Ana Maria Rodrigues.

Contando com o lote entregue nesta semana, o balanço das três cidades é o seguinte: Igrejinha já recebeu 4.632 vacinas e imunizou com a primeira dose 1.713 pessoas, e com a segunda 733; Parobé recebeu 6.328 e imunizou com a primeira dose 2.036 pessoas, e com a segunda 624; Taquara já recebeu 7.978 e imunizou com a primeira dose 2.544 pessoas, e com a segunda 513. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e correspondem à manhã desta quinta-feira (25).

2ª dose garantida
Conforme a SES, desde o início da vacinação o Estado monitora os quantitativos de doses distribuídas aos municípios com objetivo de assegurar a segunda etapa da aplicação. “A próxima remessa de vacinas que o RS receberá será para atender a segunda dose do lote que o Estado recebeu em 9 de março. Os quantitativos necessários para a aplicação da segunda dose das remessas anteriores já foram distribuídos aos municípios gaúchos”, explica em nota à reportagem.

Nesta semana, Paranhana recebeu 4.590 novas doses
No sábado (20), o RS recebeu o 10º lote de vacinas, com 322.050 doses. A distribuição para os municípios ocorreu entre segunda e terça-feira. Para o Vale do Paranhana, foram direcionadas 4.590 imunizantes e todos devem ser direcionados para a primeira dose em idosos com mais de 70 anos. Em Igrejinha, a vacinação de idosos entre 70 e 76 anos será nesta sexta-feira e sábado; em Parobé estão sendo imunizados com a primeira dose idosos com mais de 72 anos de idade. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, em formato drive-thru, junto à UBS Integração.

Em Taquara, na segunda-feira foram aplicadas 1.046 doses em pessoas de 73 a 76 anos, acamados e cuidadores de idosos. Foi o maior número de imunizantes administrados no município desde o início da vacinação, em janeiro. Na terça (23), quem recebeu as vacinas foram profissionais da saúde. Para a quarta-feira (24), a mobilização foi para aplicar quase 2 mil unidades da primeira dose em pessoas de 70, 71 e 72 anos e em 190 quilombolas.