Noite de Natal da Padilha uniu escola e comunidade em Taquara

Foto: Divulgação/EMEF Júlio Maurer

Taquara – Com a pandemia muitas iniciativas tiveram que ser reorganizadas nas mais diversas áreas e setores. E, uma das áreas mais afetadas durante esta situação que assolou o mundo foi a educacional. Aulas remotas, eventos cancelados, abraços virtuais, mas nem por isso a magia do Natal foi esquecida e a maioria das escolas municipais preparou momentos para lembrar a data e deixar o final de ano mais especial, como o evento promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Maurer em parceria com a Associação de Moradores de Padilha, no interior do município de Taquara.

 

A Noite de Natal da Padilha foi realizada na semana passada (16), com a chegada do Papai Noel e desfile de veículos. “A ideia surgiu em conjunto com a secretária da Associação de Moradores de Padilha, Michele Pires, onde numa conversa, falávamos da triste situação, pois não poderíamos fazer nem o evento da escola, nem o evento da associação, então pensamos em fazer algo diferente”, destacou a diretora da EMEF Júlio Maurer, Melissa Vilches.

Melissa conta que nos dois últimos anos foram realizadas, na instituição de ensino, Noites de Natal com apresentações musicais e teatrais apresentadas pelos alunos e servidores. “Os teatros tiveram sequência, e havíamos planejado continuar neste ano com a terceira parte. Porém, em função da pandemia, não poderíamos dar continuidade em função da aglomeração. Foi então que em uma conversa com a Michele, que relatou que os representantes da Associação também estavam tristes em não poder fazer a segunda edição da Festa das Crianças da Padilha, que unimos forças entre o CPM da escola, a Associação, o Lar Padilha e outros parceiros, e pensamos em fazer algo diferente, seguindo todos os cuidados necessários em relaçao à pandemia”, explica a diretora.

Uma das iniciativas realizadas neste ano, contou com a participação voluntária dos moradores. Foi o Natal Iluminado da Padilha onde a comunidade enfeitou a frente de suas casas e estabelecimentos com uma especial ornamentação natalina. “Diversas residências e estabelecimentos aderiram a ideia e deixaram a Padilha ainda mais linda”, relata Melissa.

A segunda iniciativa foi o desfile natalino marcando a Chegada do Papai Noel na Padilha, com a realização da terceira parte do teatro, com personagens desejando um feliz Natal a todos. A Associação de Moradores de Padilha recebeu doações da comunidade para a compra de bolas e doces que foram distribuídos ao longo do trajeto às crianças. Em caminhonetes e caminhões, o Papai Noel e seus gnomos ajudantes distribuíram os presentes a criançada. O evento contou também com um Presépio Vivo com Maria, José, o Menino Jesus, o Burro e a Vaca, que sempre protagonizaram os teatros da escola, além de anjos e a Estrela de Belém, e, ao final, um show pirotécnico sem ruídos, iluminou o céu de Padilha.

“Contamos e agradecemos à presença e o apoio da Brigada Militar, na pessoa do Tenente Márcio e do Corpo de Bombeiros, na pessoa do Tenente Dias, que prontamente atenderam ao nosso pedido. Ao presidente do CPM, Sergio Adriano Peters, ao presidente da Associação, Paulo Ricardo Schuch e ao Departamento de Cultura. Foi uma noite emocionante, que só foi possível em função de diversas parcerias dentro e fora da comunidade de Padilha”, comemora Melissa.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Taquara