No Dia Mundial de Combate ao Câncer, um alerta para a prevenção

Oncoprev é referência em atendimento há 20 anos (Foto: Divulgação)

Região – No próximo sábado (4), é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data busca promover ações de prevenção à doença, além de alertar para a conscientização global sobre o tema. Segundo dados do Inca, são esperados 704 mil casos novos no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. O tumor maligno mais incidente no país é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

O médico oncologista e diretor técnico da Oncoprev, Dr. Henrique Träsel, explica que alguns casos podem ser evitados com mudanças simples no estilo de vida. “Evitar alimentos ultraprocessados, incluir frutas, legumes e verduras nas refeições, evitar o sedentarismo, não fumar e não consumir bebidas alcóolicas em excesso são algumas atitudes que podem ajudar na prevenção da doença”, afirma.

Exames de rotina são importantes para a prevenção

O oncologista ressalta que muitos tipos de câncer têm cura, principalmente, quando descobertos na fase inicial. Por isso, é muito importante que as pessoas consultem regularmente seu médico e não deixem de fazer os exames de rotina. “Para os homens em geral, a recomendação é fazer os exames preventivos de câncer de próstata a partir dos 50 anos. Para mulheres, mamografia a partir dos 40 e papanicolau entre 25 e 64 anos são alguns dos exames que auxiliam no diagnóstico precoce”, explica.

Com 20 anos de existência, a Oncoprev é referência no tratamento oncológico no Vale do Paranhana, oferecendo atendimento humanizado e multidisciplinar. Entre em contato e agende uma consulta: (51) 99452-1608.