Negócios locais oferecem produtos caseiros nas rotas de turismo e aventura

Produtos do Interior Ritter fica em Solitária Baixa, na rua Belmiro Wallauer. Figueira é ponto de referência. Foto: Matheus de Oliveira

Região – Cuca com linguiça, pão caseiro, bolachas com café ou suco. As conhecidas e saborosas combinações da culinária local são uma opção para quem pratica turismo de aventura pelo Vale do Paranhana. Entre as diversas rotas disponíveis para exploração, algumas se destacam por oferecer estes atrativos aos visitantes.

Em Igrejinha, na Solitária Baixa, uma vultosa figueira identifica a propriedade da família Ritter. O local se caracteriza por dois casarões antigos e disponibiliza diversos produtos caseiros, sendo uma parada obrigatória para quem quer aproveitar ao máximo a rota. “Recebemos diversos ciclistas e turistas por aqui porque ficamos em um caminho que dá acesso ao morro da cruz (Monte da Fé), morro da asa (Parque Alto da Pedra) e também à Cascatinha da Solitária”, explica uma das responsáveis pelo negócio, Irca Ritter.

Parte dos visitantes são encaminhados ao empreendimento através do Caminhos do Rural Saudável, um projeto desenvolvido pelo Conselho de Turismo de Igrejinha em parceria com a Emater. “Também temos os clientes fixos que compram os produtos feitos por nós, como pão, cuca, waffles e biscoitos. É tudo feito no forno à lenha”, destaca Ritter.

O empreendimento completa dois anos de funcionamento em dezembro e, no inverno, está aberto de quinta a sábado.

Infraestrutura do município
A comerciante salienta a importância do asfaltamento feito na via, pois antes o empreendimento não tinha condições de funcionar. “Fazíamos os produtos e saíamos para vender de camionete, com encomendas e pronta entrega. A gente não conseguia explorar o lugar porque lidamos com alimentos e tinha muita poeira, mas quando fizeram a pavimentação deu tudo certo.” Além de dar acesso ao interior, a rua é rota de acesso à Nova Hartz.

Espaço em Rolante
Em Rolante é a Casa da Colônia que é referência quando o assunto é recepcionar turistas e ciclistas. O local oferece uma gama de produtos coloniais e artesanais de produtores do município e também serve como centro de informações.

O espaço é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, a Emater, produtores rurais e a Associação de Cuqueiros e Cuqueiras. A Casa da Colônia está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 131, centro de Rolante e tem atendimento em horário comercial.