Museu Histórico Municipal de Taquara reabre após dois anos fechado

Foto: Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Taquara – Com direito à interpretação da Invenção a Duas Vozes nº 8 de J. S. Bach no harmônio, órgão de fole centenário doado pela Igreja Católica, o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott reabriu as portas na noite de quinta-feira (3), após dois anos fechado. A cerimônia ocorreu no novo endereço, na Rua Nelson Renck, 2933, Centro, ao lado da Biblioteca Pública Municipal Professor Rodolfo Dietschi. O horário de atendimento é das 7h30 às 12:00 e das 13h às 17h de segunda à quinta. Sexta, das 7h30 às 13h30.

 

As 993 peças cadastradas foram transferidas do prédio na localidade de KM 4 no final de 2021. A mudança de endereço ocorreu após o Estado solicitar a devolução do prédio no KM 4 em razão das reformas do Museu Arqueológico do RS (Marsul), que fica naquele mesmo terreno. “Impossível não agradecer ao trabalho de décadas do Carlos Trott, honrando o legado de seu pai pela história de nosso Município e de toda a família Trott. Obrigada a todos que fizeram e ainda fazem parte deste espaço tão importante para a memória da nossa formação e do nosso povo”, reforçou a prefeita Sirlei Silveira, salientando que, num futuro próximo, os materiais irão para a Casa Vidal, assim que a restauração for concluída.

Cuidado na transferência

O encaixotamento, traslado e reposicionamento das peças foi pensado para que conservasse todos os materiais, de acordo com o chefe de Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues. O acervo conta com documentos, fotografias, objetos musicais, armamentos, louças, objetos de cozinha, objetos de trabalho e máquinas variadas que remontam os 135 anos de história de Taquara.

“Fiquei muito feliz em saber da preocupação no transporte das peças de um local para o outro, preservando todo o acervo, sem perdas ou danos aos materiais”, destacou Carlos Trott.

Casa Vidal

Futuramente, o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott irá para a Casa Vidal. O trabalho realizado pelo Museu, junto com a Diretoria de Cultura e de secretarias da Administração Municipal possibilitou que Taquara fosse contemplada a participar do Programa Avançar Museus, do Governo do Estado. Através dele, o Município receberá um aporte financeiro de R$ 2,5 milhões, com a contrapartida de 30% do valor total, para a restauração da casa, e a transferência em definitivo do museu.

Quem foi Adelmo Trott?

Adelmo Trott foi o idealizador do museu, sendo personalidade do Município que sempre se encantou pelo aspecto cultural de Taquara. Ao longo de mais de 30 anos, recolheu documentos, objetos e utensílios para que um dia fossem colocados em um museu. Teve ajuda da comunidade em geral e da imprensa para receber doações, para que fosse preservada a história da cidade. Quando inaugurado o Museu Histórico Municipal de Taquara, em 17 de abril de 1986, em comemoração ao centenário de Taquara, Adelmo se tornou o diretor do local até se ausentar, passando a direção ao seu filho, Carlos Trott. Em 2001, por meio de uma lei, o museu passou a se chamar Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, em um reconhecimento ao legado da família Trott.