Moradores de Igrejinha denunciam seguidas mortes de cães e gatos no bairro XV de Novembro; Meio Ambiente desconhece

Moradores da região querem que o caso seja resolvido, pois animais seguem morrendo Foto: Lilian Moraes

Igrejinha – Moradores da rua Rondônia, no bairro XV de Novembro de Igrejinha, estão revoltados com o número elevado de mortes de animais que ocorreram na localidade no último mês. Segundo relato da igrejinhense, Ivete Lima, somente nos últimos 30 dias, três cachorros e quatro gatos morreram de causas desconhecidas, com suspeita de envenenamento. “Acordamos com uma gatinha desesperada dentro de casa, levamos no veterinário, gastamos 400 reais e não conseguimos salvar. Ficamos sabendo que outro gato da vizinha tinha morrido envenenado na semana anterior”, explicou.

 

Com a situação, os moradores da região estão em alerta. “Fizemos denúncia anônima para o Bem Estar Animal e para o Meio Ambiente. Os vizinhos estão de olho, cuidando. Estamos controlando os animais, mas é complicado segurar dentro de casa”, lamenta.

 

Há três anos, situação parecida ocorreu

Outros moradores do bairro também relataram casos semelhantes. A suspeita destas pessoas é de que alguém esteja despejando veneno na praça Dona Helena Leão. Ivete conta que a situação é semelhante a outra que ocorreu há cerca de três anos, quando, somente na rua Rondônia, nove cachorros morreram. “Até dentro do pátio envenenaram cachorros. Um destes foi o nosso. Muita gente larga animais aqui, abandonam, e aí nós, famílias adotamos. Colocávamos comida, água, uma vizinha colocava ele para dentro à noite para dormir. Mas ele avançava nas pessoas, nos ciclistas, e ele se tornou o objetivo de quem estava envenenando. Assim, nove morreram nessa leva até conseguirem matar este que cuidávamos. Aí cessou, mas agora voltaram a aparecer muitos animais morrendo. As pessoas aqui na rua estão revoltadas com a situação. Fiquei sabendo que na Tristão Monteiro outro animal morreu envenenado”, disse Ivete.

O que diz o Meio Ambiente

O secretário de Meio Ambiente de Igrejinha, Jeferson Corá, explicou que a pasta não recebeu denúncias nas últimas semanas sobre animais envenenados no município, mas reforçou que, caso tenha realmente ocorrido algum caso, a situação é inadmissível, e o município precisa tomar as providências necessárias através do departamento de fiscalização. Ele ainda explica que o município tem um atendimento atuante na fiscalização de casos dessa natureza. “Temos uma equipe que faz todo esse trabalho, de cuidados com os anmiais, em especial com cachorros e gatos de rua, composta por um veterinário, um ajudante e mais um auxiliar de veterinário. Estamos finalizando nossa obra para entregar a partir do ano que vem, e que vai permitir que nossa equipe trabalhe na clínica o atendimento de todos esses animais. Não recebemos nenhuma denúncia, no que se refere a esses envenenamentos, nas últimas semanas, não temos nada registrado. Se aconteceu algo desta natureza, não tivemos conhecimento. Mas preciso dizer que os cuidados da população já evoluíram, no que se refere ao cuidado que se deve ter com animais de rua. As equipes são bem recebidas nos atendimentos. Infelizmente, não temos como controlar o comportamento do ser humano”, explicou. Denúncias para a pasta podem ser feitas através do telefone (51) 98933-8999.