Mil itens novos para as escolas de Parobé chegam para melhorar o retorno às aulas

Com fogão industrial novo, preparo das refeições fica mais acessível à equipe (Foto: Melissa Costa)

Parobé – Pensando no retorno às aulas presenciais dos alunos e em melhorar cada vez mais a estrutura das escolas da rede municipal, a Prefeitura investiu quase R$ 200 mil na compra de mil itens entre eletroeletrônicos, eletrodomésticos e utensílios para cozinha. Os equipamentos foram divididos entre as 27 instituições de ensino fundamental e de educação infantil de Parobé.
Segundo o prefeito Diego Picucha, essa aquisição de equipamentos visa atender as escolas no sentido de melhorar a estrutura física e as necessidades de materiais que estavam sendo solicitadas pelas unidades de ensino. “Esses investimentos visam melhorar as instituições escolares e seu funcionamento. Estamos realizando os investimentos na educação porque acreditamos no futuro das nossas crianças. Além da entrega de equipamentos, investimos em reformas e revitalizações nas escolas municipais e promovemos diversas melhorias significativas no ambiente escolar”, afirma.
Com valor investido de R$ 180 mil, foram adquiridos e entregues 300 pratos, 750 xícaras, 15 fornos elétricos, 1 forno industrial, 15 microondas, 13 batedeiras planetárias, 11 liquidificadores industriais, quatro liquidificadores comuns, 10 geladeiras duplex, oito freezers verticais, dois buffets, dois bebedouros industriais, quatro espremedores de frutas, cinco fogões industriais, duas máquinas de lavar, 9 aparelhos de ar-condicionado e 10 televisões smart. Os itens estão sendo entregues nas unidades escolares desde o início do ano letivo.

“Investir e reestruturar as instituições”

A representante da secretaria de Educação, Monalisa Alexandrina Fernandes, conta que os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) para renovar as estruturas de cozinha, refeitório e lavanderia. Também ocorreu aquisição de televisores e ar-condicionado para as instituições educacionais. “A gestão está empenhada em investir e reestruturar as instituições educacionais, fazendo o uso dos recursos para qualificar o atendimento à comunidade escolar”, disse ela, que na semana passada visitou a escola de educação infantil Favo de Mel, no bairro Nova Guarujá. A unidade conseguiu reestruturar a cozinha com freezer e geladeiras novos, além de fogão industrial e demais itens que ajudarão no preparo das refeições diárias das crianças atendidas. “Com certeza, a substituição dos materiais vem para melhorar, para agregar no trabalho já desenvolvido na escola em prol das crianças e da nossa comunidade”, reforça Monalisa.
As escolas já estão utilizando dos novos itens.

O que elas dizem sobre a compra

Monalisa Alexandrina Fernandes, representante da Educação de Parobé. “A Administração está empenhada em investir e reestruturar as instituições educacionais, fazendo o uso dos recursos para qualificar o atendimento à comunidade escolar”.

Andreia Willers da Silva, diretora da Favo de Mel. “Com as novas aquisições, conseguimos deixar a cozinha mais organizada, assim como melhoramos a estrutura para o preparo das refeições; antes, estávamos com alguns itens precários”.

Cassiane das Neves de Almeida, coordenação da Favo de Mel. “Com o novo freezer, por exemplo, conseguimos organizar melhor os alimentos, pois ele é com gavetas. Estamos felizes com as novas aquisições, elas chegam para melhorar cada vez mais o atendimento”.