Microexplosão deixou rastro de destruição em Taquara

Taquara – Um violento temporal atingiu parte do Vale do Paranhana no final da tarde da quinta-feira, dia 26, com muitos estragos em Taquara.

De acordo com a prefeitura, a tempestade severa causou alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e de barreiras. Equipes da Defesa Civil Municipal, da Secretaria de Obras e da Diretoria de Trânsito trabalhavam nesta sexta-feira para atender a população, juntamente com a Brigada Militar e os Bombeiros.

Conforme a administração, a prioridade era a desobstrução de vias e entrega de lonas.

No Centro da cidade, um posto de gasolina perdeu parte do telhado. Também na área central, a Rua Rio Branco ficou alagada e um prédio da Rua Ernesto Alves foi destelhado durante o vendaval com rajadas de força destrutiva. Cinco equipes da Secretaria Municipal de Obras trabalhavam para desobstruir vias interrompidas por árvores caídas. A falta de energia elétrica foi outro problema na cidade pelo impacto da ventania na rede elétrica.

Cerca de cem residências sofreram destelhamento em Taquara após o temporal que se abateu sobre a cidade, segundo levantamento da Defesa Civil. Houve prejuízos ainda para prédios públicos. O Parcão da cidade foi fechado em razão dos estragos o atendimento ao público nos setores da prefeitura foi suspenso. Alguns locais ficaram inundados e, de acordo com as autoridades locais, era necessário trabalhar na limpeza e organização interna.

DOWNBURST (MICROEXPLOSÃO) ATINGIU TAQUARA

A tempestade severa que atingiu Taquara se deu em dia de calor excessivo no Rio Grande do Sul. Estações oficiais indicaram máximas de 39,0ºC em Teutônia, 37,8ºC em Porto Alegre, 37,6ºC em Campo Bom, 36,9ºC em São Luiz Gonzaga, 36,7ºC em Ibirubá, e 36,2ºC em Rio Pardo. Por sua vez, estações particulares acusaram marcas ainda mais altas que as oficiais e atingiram os 40ºC com 40,7ºC em Porto Xavier, 39,7ºC em Teutônia, 39,2ºC em Colinas e em Feliz, 38,6ºC em Venâncio Aires, 38,3ºC em Carazinho e Sarandi, 38,0ºC em Rio Pardo, 37,9ºC em Três Coroas, 37,7ºC em São Leopoldo e 37,1ºC em Santa Rosa. Em Taquara, estação automática da Faccat apontou 38,6ºC.

Fonte: MetSul (https://metsul.com/dowbburst-causou-tempestade-destrutiva-em-taquara)

Foto: Prefeitura de Taquara