Mesmo com classe dividida, CNTRC inicia greve dos caminhoneiros

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

País – Com previsão de início para esta segunda-feira (01), uma greve dos caminhoneiros tem deixado a classe dividida no Brasil. Isso por que nem todas as entidades que representam os motoristas estão de acordo com a paralisação. O Conselho Nacional de Trânsito Rodoviário de Cargas (CNTRC) anunciou recentemente que iria aderir à paralisação e cumpriu. No entanto, a Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Autônomos (Abrava) e a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) reforçaram que não apoiarão o movimento.

De acordo com o presidente do CNTRC, Plínio Dias, a greve será por tempo indeterminado e está prevista para acontecer em 22 estados. Dias ainda declarou em vídeo publicado na página oficial do conselho, que o órgão possui “direito adquirido de parar na pista, deixando uma faixa livre”, explicou. “Não vamos bloquear caminhão de hospital, nem caminhão específico de ração, ônibus, carro. Ninguém vai abordar esses veículos”, concluiu.

Mesmo com as divergências, a mobilização por parte dos apoiadores do CNTRC já iniciou e através das redes sociais é possível acompanhar as movimentações dos caminhoneiros por diversas partes do Brasil.

Confira a nota divulgada pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) sobre o assunto:

A Confederação ainda aponta que a paralisação não deve ter muita força e de acordo com sondagens realizadas pela própria CNTA, 80% dos caminhoneiros  querem trabalhar.