Mês da Consciência Negra inicia hoje em Taquara

Escritora Lilian Rocha palestra amanhã aos alunos da rede municipal de ensino Foto: Arquivo pessoal

Por Prefeitura de Taquara

Palestras, bate-papos, capacitações, apresentações culturais e artísticas fazem parte da programação alusiva ao Mês da Consciência Negra em Taquara, promovida de 7 de novembro a 9 de dezembro. Para quem se inscreveu, inicia hoje o Curso By Necessity Empreendedores Negros, oferecido pelo Programa Gerdau Transforma. Já a palestra “Ativismo em causas e lutas pela igualdade racial”, com a escritora Lilian Rose M. da Rocha, que ocorreria nesta segunda-feira foi cancelada. A mesma atividade será realizada amanhã (8), às 8h30, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar, destinada a alunos da rede municipal de ensino.

Outra ação que vem somar à programação é a exposição “Branco no preto – invertendo paradigmas: as letras e o grafite como meio de reflexão sobre a Consciência Negra em Taquara”. A exposição ocorre de 9 de novembro a 9 de dezembro, das 8h às 14h, no Museu Histórico Municipal Adelmo Trott (Rua Nelson Renck, 2933, Centro).

“Este é o mês que a gente faz e traz reflexões às questões da Consciência Negra, questões de união e não de segregação. Pensando em união é importante trabalharmos as pautas com o engajamento de todos para que a causa faça sentido. E aí entendemos a importância de criarmos uma consciência desde cedo através da educação nas escolas, com pautas antirracistas que tornem a nossa luta mais consolidada”, revela Cristiano Oliveira, representante da Associação Regional e Cultural Afrodescendentes de Taquara (Arcat).

O evento tem a realização da Prefeitura Municipal de Taquara, através da Diretoria de Cultura e conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Ong Vida Breve, da Associação Regional e Cultural Afrodescendentes de Taquara (Arcat) e do Instituto Gaúcho Pró-Cidadania (IGPC).

Programação do Mês da Consciência Negra de Taquara

7 a 11/11 – 19h às 22h
Curso By Necessity Empreendedores Negros
Inscrições: https://www.gerdautransforma.com.br/2022-t22

08/11 – 8h30 – Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar
Bate-papo com alunos da rede municipal de Educação “Leitura e Escrita: uma bela conexão”, fazendo parte do projeto Sesc Mais Leitura, com a escritora Lilian Rose M. da Rocha

9/11 a 9/12 – 8h às 14h – Museu Histórico Municipal Adelmo Trott (Rua Nelson Renck, 2933, Centro)
Exposição “Branco no preto – invertendo paradigmas: as letras e o grafite como meio de reflexão sobre a Consciência Negra em Taquara”

16/11 – 19h – Câmara de Vereadores
Cristiano Oliveira representando a ARCAT e IGPC

17/11 – 19h30 – Sede do IGPC (Rua Erechim 2595 Jardim do Prado)
Roda de Conversa “O papel do negro na transformação da Sociedade”

19/11 – 9h às 22h – Rua Coberta
-9h às 17h – Feirinha com empreendedores negros.
-10h30 – Ong Vida Breve e Lady Black
-14h – Batalha de Break Dance (nível nacional: Break Dance X) mediada pela Ong Vida Breve
– Início da grafitagem no muro do Taquarense
– Oficina de turbante
-16h – Pagode do Zé
-18h – Bateria da Escola Mocidade
-20h às 22h – Momento oficial e apresentação do Grupo Só Uma Dica

23/11 – 18h30 – Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar
Conversa de Professor com o tema “Relações étnico raciais na educação”.
Ministrantes: Prof. Dr. Luciano Nascimento Corsino (Doutorado em educação – UNICAMP) e Prof. MsC. Daniel Santana de Souza (Doutorando em Educação em Ensino de Ciências – UFRGS).
Formação organizada pelo NEABI IFRS Campus Rolante