Mês da Consciência Negra em Taquara é iniciado com palestra da escritora Lilian Rocha

Escritora destacou a importância de se adotar o hábito pela leitura Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara
Iniciou na terça-feira (8) a programação do Mês da Consciência Negra em Taquara. A primeira atividade de promoção da igualdade racial no Município foi a realização da palestra “Leitura e Escrita: uma bela conexão”, com a escritora Lilian Rocha. Com a participação de estudantes de quatro escolas municipais, o bate-papo, que faz parte do projeto Sesc Mais Leitura, ocorreu no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar.
As atividades de promoção da igualdade racial no Município são realizadas pela Prefeitura de Taquara, junto com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a ONG Vida Breve, a Associação Regional e Cultural dos Afrodescendentes de Taquara (Arcat) e o Instituto Gaúcho Pró-Cidadania (IGPC). “Até o dia 23 de novembro, teremos uma grande programação de eventos que valorizem a cultura negra. Estamos muito felizes de darmos início ao Mês da Consciência Negra  em nossa cidade”, conta a prefeita Sirlei Silveira.
Incentivo à leitura
Para uma plateia de cerca de 200 alunos, Lilian Rocha abordou a importância da leitura e da escrita em qualquer trajetória profissional, destacando o seu próprio currículo. Além de escritora, ela é farmacêutica e analista clínica. “Graças a escrita literária e aos livros que consegui alçar voos nestas profissões. Falei para os estudantes sobre a importância de ler e de ter um livro, não importando o gênero, permitindo que a imaginação, a criatividade, a sociabilidade e a cidadania se faça através da escrita da palavra”, ressalta.
Em sua fala, a escritora mencionou que lê e escreve poemas desde a infância. A partir de 2013, entrou de vez na escrita literária, publicando os livros “A Vida Pulsa”, “Negra Soul”, “Menina de Tranças” e “Leli da Silva – Memórias”, que, entre os temas abordados, abordam a importância da cultura negra. “Nós vivemos em uma sociedade plural. Todas as camadas precisam ter sua oportunidade de ter o seu lugar ao sol. Quanto mais as pessoas tiverem conhecimento, melhor. O inteiro se faz por vários pedaços, então a comunidade precisa respeitar estes espaços, e saber que todos fazemos parte de um mesmo mundo, uma mesma espécie, para que todos nós nos respeitemos”, completa.
Estudantes destacam a palestra
A aluna Manuela da Silva Souza, de 14 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Hampe Müller, acompanhou a palestra. Ela conta que foi um evento muito importante para descobrir novos escritores. “Não conhecia a Lilian Rocha, e este evento foi bem legal, porque assim conhecemos outras pessoas, e podemos ampliar nossa capacidade de leitura”, conta.
Já a estudante Yasmim Prestes, de 12 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Calisto Eolálio Letti, destaca que o evento foi positivo. “Gostei muito dos livros que ela apresentou, e que destacam a importância da igualdade racial. Me interessei bastante por este encontro”, salienta.
Programação do Mês da Consciência Negra de Taquara
7 a 11/11 – 19h às 22h
Curso By Necessity Empreendedores Negros
Inscrições: https://www.gerdautransforma.com.br/2022-t22
9/11 a 9/12 – 8h às 14h – Museu Histórico Municipal Adelmo Trott (Rua Nelson Renck, 2933, Centro)
Exposição “Branco no preto – invertendo paradigmas: as letras e o grafite como meio de reflexão sobre a Consciência Negra em Taquara”
16/11 – 19h – Câmara de Vereadores
Cristiano Oliveira representando a ARCAT e IGPC
 
17/11 – 19h30 – Sede do IGPC (Rua Erechim 2595 Jardim do Prado)
Roda de Conversa “O papel do negro na transformação da Sociedade”
 
19/11 – 9h às 22h – Rua Coberta
-9h às 17h – Feirinha com empreendedores negros.
-10h30 – Ong Vida Breve e Lady Black
-14h – Batalha de Break Dance (nível nacional: Break Dance X) mediada pela Ong Vida Breve
     – Início da grafitagem no muro do Taquarense
     – Oficina de turbante
-16h – Pagode do Zé
-18h – Bateria da Escola Mocidade
-20h às 22h – Momento oficial e apresentação do Grupo Só Uma Dica
23/11 – 18h30 – Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar
Conversa de Professor com o tema “Relações étnico raciais na educação”.
Ministrantes: Prof. Dr. Luciano Nascimento Corsino (Doutorado em educação – UNICAMP) e Prof. MsC. Daniel Santana de Souza (Doutorando em Educação em Ensino de Ciências – UFRGS).
Formação organizada pelo NEABI IFRS Campus Rolante