Mel made in Taquara: conheça a história do Apiário Adams

Em 1984, Sergio Adams e Marcelo Giffhorn, dois produtores rurais à epoca, enxergaram no mel e seus derivados, a oportunidade de iniciar um empreendimento que, em 2021, se consolida como uma das únicas empresas brasileiras com certificação para exportação de mel a países da América, Europa, Ásia e Oceania. Assim é possível resumir o atual cenário de atividades do Apiários Adams.
Com o passar do tempo, a dificuldade de comercialização da produção no início das atividades, ficou para trás e, atualmente, mais de 1 milhão de quilos de mel saem da empresa para destinos dentro e fora do Brasil. Para chegar a essa expressiva quantidade de mel entregue mundo afora, o forte potencial para a apicultura e os investimentos na produção, no beneficiamento e na qualificação de seus produtos e sub produtos foram fundamentais.
E para garantir toda essa capacidade de produção do Apiários Adams, o excelente relacionamento com os parceiros da empresa que fornecem a matéria prima é fundamental. Atualmente, cerca de 500 famílias entregam as substâncias necessárias para a produção de mel. “Somos uma empresa, mas nosso trabalho se assemelha a uma cooperativa. Ajudamos os apicultores na época de entressafra e montamos essa parceria que garante uma fidelização desses produtores”, explica Marcelo. Com o passar dos anos, o aumento do número de funcionários da empresa também foi fundamental para o sucesso e a garantia da qualidade entregue nos tempos atuais. “Se lá em 84 começamos, o Sérgio e eu, hoje são 28 funcionários que garantem nossa produção e comercialização para o Brasil e o exterior”, complementa o diretor do Apiários Adams.

Qualidade e diversidade de produtos

O sucesso de quase quatro décadas do empreendimento pode ser resumido em uma frase: preocupação com a qualidade do produto. Esse cenário é melhor compreendido nas palavras do diretor da empresa. “Sempre priorizamos a qualidade, tanto que nossa certificação permite a exportação para qualquer parte do mundo”, explica Marcelo. “O mel produzido pela nossa empresa e consumido por uma pessoa no Canadá, por exemplo, é o mesmo mel consumido por uma pessoa em Taquara. É exatamente o mesmo produto”, enfatiza Giffhorn.
O controle de qualidade rigoroso executado na empresa também foi fundamental para a conquista deste selo de exportação, o que contribuiu para a abertura de novos mercados. “Desde 2013, estamos com essa certificação que nos possibilita vender para qualquer país. E isso só foi possível pelo rigoroso acompanhamento de qualidade de ponta a ponta na produção”, contextualiza Marcelo.
A diversidade de produtos que o mel proporciona também garante uma diversidade na linha de produtos que o Apiários Adams entrega ao mercado do Brasil e do exterior. “Temos o mel de mesa, consumido principalmente nas casas das nossas famílias, temos a própolis que permite uso inclusive para produtos de saúde”, explica Marcelo. “E recentemente lançamos o hidromel, uma bebida alcoólica fermentada a partir do mel e que é considerada a bebida com álcool mais antiga do mundo”, acrescenta.
A sede do mel made in Taquara está localizada na rua Picada Gravatá, 1384, no bairro Medianeira.