Medidas para enfrentamento ao covid-19 são regionalizadas no vale do Paranhana

Foto: Prefeitura de Parobé

Região – As medidas de enfrentamento ao Covid 19 vêm sendo discutidas no Vale do Paranhana de forma regionalizada, buscando fazer uma cogestão entre os municípios da Região 6 da Saúde: Parobé, Três Coroas, Taquara, Igrejinha, Rolante, Riozinho, São Francisco de Paula e Cambará do Sul.
Pensando nisto, foi realizada uma reunião da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), na Prefeitura de Parobé, na manhã de quinta-feira (14) ficando definido que, em função da região estar em bandeira vermelha, todos os municípios da região 6 da Saúde irão aplicar os protocolos definidos pelo Governo do Estado, que determina, por exemplo, que os velórios terão duração de 5 horas e no caso de óbitos com resultados positivos para coronavírus o funeral terá que ser realizado sem velório. Além disso, parques e pontos turísticos serão notificados caso seja constatada aglomeração.
Na oportunidade, foi definido, também, que será realizada uma reunião da Ampara com secretários de saúde e de educação no dia 21 de janeiro, em Taquara, para definir as medidas a serem tomadas sobre o retorno das aulas. E no dia 25 de janeiro será realizada uma reunião extraordinária, com a presença dos prefeitos e os secretários de educação para acordarem as medidas de cogestão sobre o assunto.
Nesta segunda-feira (18), todos os secretários de saúde da Região 6 participarão de uma reunião em Igrejinha para definir uma estratégia conjunta de divulgação dessas medidas, com um “dia D”, nos municípios.