Marco histórico: Riozinho oficializa criação de Corpo de Bombeiros Voluntários com sede no município

Caminhão de combate da corporação. Foto: Matheus de Oliveia

Riozinho – Aplausos, sorrisos e comemorações sinalizavam a alegria da comunidade de Riozinho na manhã da última sexta-feira (2). Em frente aos comércios e residências, os moradores assistiram à carreata que logo cedo anunciava a instalação oficial do Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade. O fato histórico contou com uma cerimônia junto ao parque da Secretaria de Obras — local escolhido para a sede da nova corporação.

A equipe começou a prestar os atendimentos pelo 193 no mesmo dia. São quatro bombeiros, sob coordenação do comandante de Rolante, Leandro Gottschalk, que estão disponíveis, em escala alternada, para prestar socorro em ocorrências de combate a incêndios, acidentes de trânsito e demais emergências que necessitem de apoio imediato. Também será prestado serviço de remoção. A equipe conta com um caminhão e três ambulâncias para trabalhar.

“É uma satisfação muito grande, sem sombra de dúvidas é um sonho que todos os prefeitos que atuaram no nosso município tinham. De repente, por um motivo ou outro, uma dificuldade ou outra, ainda não haviam conquistado esse trabalho”, frisou o prefeito Marquinhos Pretto.

A prestação do serviço será durante 24 horas, inclusive em finais de semana e feriados. A instalação de uma sede no município foi viabilizada através de uma parceria entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante, que receberá um repasse mensal para atuar com parte de seu efetivo em Riozinho.

“Eu tinha isso no meu plano de governo, que era uma vontade minha ter um corpo de bombeiros voluntários instalado em nosso município, e graças a deus deu certo hoje”, concluiu o prefeito.

A data escolhida para o início dos trabalhos (2 de julho) também é reconhecida como o Dia Nacional do Bombeiro.

Palavra do comandante

Presente no ato de inauguração, o comandante Leandro explicou que o caminhão que ficará guarnecendo Riozinho foi adquirido em 2007 através de uma parceria com o consulado japonês em Porto Alegre. “Esta viatura atuou na maior dificuldade que Rolante teve e ela fará a diferença, agora, na comunidade de Riozinho”, ressaltou. “Hoje é um dia de grande emoção para todos nós. Não só para nós que estamos à frente, mas aos nossos bombeiros voluntários que terão o desafio de manter um atendimento 24 horas por dia.“

Serviço de qualidade e referência para todo o estado

O secretário de Saúde de Riozinho, Ramão Corso, destacou que a Prefeitura procurou Rolante pois o atendimento da corporação é referência para todo o estado. “Estamos trazendo um serviço de extrema qualidade,” pontuou. Ainda, Ramão contou o processo de formalização da parceria. “Em dezembro, na primeira reunião que a gente teve, o prefeito nos colocou algumas situações referentes à saúde no município para ouvir minhas ideias. Um dos pontos colocados foi o problema em relação às remoções e resgates. Eu disse que queria o corpo de bombeiros aqui em Riozinho. O prefeito pegou o telefone, ligou para o Leandro e ele disse que podia nos receber. Lá, colocamos nossas ideias e o Leandro nos perguntou: por que riozinho demorou tanto?.” O secretário anunciou ainda que em breve o município terá serviço de Samu.