Mão na massa para preparar a decoração de Natal em Parobé

Estrelas com sisal devem decorar a Rua Coberta. Grupos de trabalho são divididos para evitar aglomerações. Fotos: Matheus de Oliveira

Parobé – Enquanto alguns têm a impressão de que 2020 sequer começou, tem quem já esteja trabalhando a todo vapor para deixar pronta a decoração de Natal. Em Parobé, uma força-tarefa formada por profissionais da Educação, da Secretaria de Cultura e voluntários se reúne de segunda a quinta-feira para confeccionar guirlandas, pinheiros, estrelas, caixas de presente e outros enfeites para adornar as ruas da cidade a partir da primeira metade de novembro.

 

A meta, segundo o responsável pela Cultura Maiquel Silveira, é decorar desde a Calçados Bottero até a ponte, expandindo para além da região central a ambientação. “A decoração será lateral, para que as pessoas não precisem descer do carro para visualizar, para não ter aglomeração”, observa.

 

Todo o trabalho de produção é concentrado na Escola Municipal de Ensino Infantil Azaléia – sem aulas em função da pandemia – que conta com uma estrutura grande o suficiente para evitar superlotação dos espaços. A cada dia da semana, um grupo diferente de professores auxiliares vai até o local para participar do processo. Ao total, são cerca de 102 envolvidos na criação dos materiais.

 

Em busca de doações para continuar o trabalho

Os itens decorativos são confeccionados a partir de materiais como garrafas pet, paletes e arames. “Nós trouxemos todos os materiais que tínhamos prontos, arrumamos e agora estamos no processo de ampliação”, explica a assistente técnica da Cultura, Joice Idaiane. Para atingir a meta, além da força de trabalho, são necessárias mais doações. “A gente necessita muito de garrafa pet, porque com elas fazemos as guirlandas e queremos expandir a decoração”, pontua. Outros materiais necessários são papelões, tintas e colas. “Tudo o que vier de material é bem-vindo”, diz a assistente.

Quem, voluntariamente, quiser ajudar colocando a mão na massa também pode participar: basta ir até a escola para conversar com os responsáveis pelas equipes.

Além de deixar a cidade mais bonita, o trabalho também faz bem para o meio ambiente

“A gente está utilizando muito material que iria para o lixo, como madeiras e paletes. Nós limpamos eles, cortamos e fazemos todo o processo”, explica Joice sobre a construção dos pinheirinhos. Uma placa de MDF está entre as doações recebidas e será utilizada como base para construção de um presépio. Outro aspecto da decoração deste ano será a utilização de arames para dar forma às renas, trenós e ao Papai Noel. O charme fica por conta das luzes, que darão o contorno às figuras. “Também faremos bonecos de neve. Estamos tentando utilizar o máximo do material”, enfatiza a assistente.