Manutenção de ar-condicionado é ensinada em curso de Parobé

Em mais uma demonstração de incentivo ao empreendedorismo, a Prefeitura de Parobé, por meio das secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, está ofertando a comunidade o curso de manutenção e conserto de ar-condicionado. A oportunidade faz parte do projeto Capacita Cidadão, que busca promover o crescimento econômico do município.

 

Iniciado no dia 28 de fevereiro, este curso está capacitando 20 alunos, divididos em duas turmas de 10 nos turnos da tarde e da noite. A necessidade, como explica o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Alex Bora, surgiu de uma carência do município na mão de obra deste setor. “Foi feito um levantamento pela Secretaria de Planejamento, onde víamos a falta desta mão de obra, da manutenção e instalação de ar-condicionado. Estava defasado no município”, cita Bora.

Nesta oportunidade oferecida aos munícipes, técnicas de manuseio tanto para o conserto como para a instalação do aparelho são ensinadas pelo professor contratado através de licitação da Prefeitura. Nas próximas semanas, haverá a disponibilidade de cursos para Instalação Elétrica Predial e também de Costura, outra alternativa para diminuir o número de munícipes em situação de vulnerabilidade social.

Além do empreendedorismo, foco também é ser uma alternativa a situação de vulnerabilidade social

Para além de fomentar o empreendedorismo, os cursos disponibilizados pela Administração tem papel fundamental aos moradores de Parobé para saírem da situação de vulnerabilidade. “Nós temos uma fila muito grande hoje de pessoas na Assistência Social que estão inscritas no CadÚnico e que precisam ser inseridas no mercado de trabalho”, comenta o vice-prefeito. “Então por isso que enfatizamos muito essa questão de que peguem a folha resumo no CadÚnico, que é um dos princípios básicos para que a pessoa consiga se inscrever, para fazer o curso”, comenta Alex, enfatizando a busca da gestão por gerar mais oportunidades a toda a comunidade.

O curso em andamento acontece de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h e das 18h às 22h, contando com 10 alunos em cada turma. As aulas ocorrem no formato prático e teórico.

Envolvidos comentam

Alex Bora, secretário de Assistência Social. “Nosso município era carente de muitas ações que precisavam ser feitas pelo Poder Executivo, e hoje nós estamos com essa oportunidade, podendo colocar em prática o que queríamos fazer”.

Cristiano Rocha, professor do curso. “No curso de instalação e manutenção dos condicionadores de ar split, o aluno aprende a utilizar todos os processos de instalação homologados pelos maiores fabricantes de condicionadores de ar do mundo”.

Da teoria à prática

Para que fosse feito a separação das atividades, a Prefeitura instalou um caminhão em frente ao prédio municipal, em parceria com Senai, onde acontecem os ensinamentos do curso. No local do projeto Capacita Cidadão, os alunos realizam a parte de manuseio geral dos equipamentos, utilizando a teoria no formato prático.