Manipulação de hidroxicloroquina e UTM 24h: Igrejinha anuncia novidades no combate à Covid-19

Manipulação será realizada conforme a entrada de prescrições médicas Foto: Lilian Moraes

Igrejinha – Reconhecida por desenvolver um trabalho pioneiro no fornecimento de medicamentos para a população de Igrejinha, essa semana a Farmácia Municipal da cidade iniciou mais um trabalho precursor na região: a manipulação da hidroxicloroquina para o tratamento precoce da Covid-19.

Conforme Simone Amaral, secretária de Saúde de Igrejinha, a decisão de disponibilizar o medicamento partiu do interesse dos profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento da doença. “Eles têm o interesse de ter a possibilidade de prescrição do medicamento na fase precoce da doença. No sentido de valorizar a autonomia do profissional médico, a gestão adotou as medidas administrativas para garantir ao profissional o seu direito de prescrever o que, em acordo com o paciente, ele entender necessário”, explica Simone. Contudo, a secretária ressalta que para a prescrição do remédio, o paciente irá seguir um protocolo de atendimento pensado pela secretaria. “O paciente realizará eletrocardiograma e exames laboratoriais, além de assinar termo de ciência e consentimento, sendo que após testagem com resultado positivo para Covid-19, o médico poderá fazer a prescrição”, esclarece.

Os medicamentos serão manipulados pela farmácia municipal de acordo com a entrada de prescrições.

Ações para a manipulação partiram do desabastecimento do remédio no mercado

A secretária de saúde do município também comenta sobre a decisão de Igrejinha em efetuar a manipulação do remédio. “Existe um desabastecimento do mercado em relação a este medicamento, como o Município possui uma farmácia de manipulação, adquirimos a matéria prima necessária para assegurar o acesso da população da cidade ao medicamento, de acordo com a prescrição médica”, pontua.

Especialista explica
No sentido de esclarecer eventuais dúvidas relacionadas ao uso do medicamento, o Grupo Repercussão conversou com a responsável técnica da Farmácia Municipal de Igrejinha para buscar explicações sobre o assunto. Conforme a farmacêutica Rebeca Vargas, as contraindicações do medicamento são absolutas ao uso da Hidroxicloroquina. “Gravidez, retinopatia/maculopatia secundária (que é uma doença localizada no fundo do olho), hipersensibilidade ao fármaco, miastenia grave (que é uma doença onde ocorre um grave enfraquecimento dos músculos)”, pontua. Questionada sobre o uso do remédio antes da pandemia, a especialista ainda explica que a hidroxicloroquina é um medicamento utilizado, sobretudo, na prevenção e tratamento de malária. “Além disso, é usado para tratar artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico (LES)”, finaliza.

24h na UTM

Funcionando desde o dia 30 de março, a Unidade Municipal de Triagem situada no ginásio do parque de eventos Almiro Grings já realizou mais de uma centena de coletas e, até sexta-feira (17), funcionava de segunda a segunda, das 8h às 20h. Entretanto, em anúncio realizado através de uma rede social do município, o prefeito Joel Wilhelm comunicou que no sábado (18) a UTM já estaria atendendo 24h por dia, de segunda à domingo.

De acordo com o chefe do executivo, o objetivo é concentrar todos os atendimentos para os sintomas gripais no local. “Todos vocês que estiverem com qualquer sintoma gripal não se dirijam mais as nossas Unidades de Saúde e nem ao hospital Bom Pastor, somente aqui nesse espaço que foi preparado para isso e também para os sintomas do covid-19”, disse Wilhelm.