Mais de mil cães e gatos castrados gratuitamente após três anos em Parobé

Trabalho de castração visa o controle populacional dos animais Fotos: Divulgação

Parobé – O programa de castração de cães e gatos, que ocorre de forma gratuita em Parobé, atingiu uma marca importante. Implantado em setembro de 2020, o trabalho completou três anos no município e, neste período, foram realizadas 1.034 castrações gratuitas.

A ação, além de controlar a população dos animais em situação de rua, também é voltada à esterilização de animais pertencentes a famílias de baixa renda. O programa é coordenado pelo Conselho Municipal de Proteção e Bem-estar Animal e Vigilância em Saúde, como parte da política pública de proteção animal, sendo ofertado de forma completamente gratuita.

Segundo Cleber Roldão, agente de combate a endemias e coordenador do projeto, além da castração, a prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, ainda promove outras ações como parte da política pública para promoção da saúde dos animais, como cuidados veterinários, ações educativas sobre a posse responsável de animais domésticos, feiras de adoção, entre outros.

 

QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA E AMOR

O prefeito Diego Picucha destaca que o controle populacional de cães e gatos, principalmente àqueles não domiciliados, é importante para garantir o controle das doenças como raiva, leptospirose e toxoplasmose, entre outras, transmitidas por estes animais, além de combater o abandono e os maus-tratos. “Essa é uma questão de saúde pública e também de amor, cuidado e respeito com os animais”, destaca.

Saiba mais

Para solicitar o procedimento, o tutor do animal deve procurar a vigilância, levar um documento e fazer o cadastro. Após, conforme demanda, o cão ou gato será chamado para a castração. O projeto também é extensivo às pessoas que resgatam animais de rua ou que participem da guarda compartilhada dos chamados animais comunitários