Mais de 9 mil veículos estão com o IPVA atrasado nas seis cidades do Vale do Paranhana

 O prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) encerrou para todos os finais de placa e, considerando a quantidade paga nas cidades de abrangência do Vale do Paranhana, rendeu aos cofres públicos um total de R$ 36.010.769,94. Este valor é referente a 63.137 veículos que representam a frota de carros de Riozinho, Rolante, Igrejinha, Taquara, Parobé e Três Coroas. Destes, 9.158 ainda não efetuaram o pagamento referente ao ano de 2018 e correm o risco de serem autuados em blitz realizadas pela Receita Estadual durante os próximos meses. Para regularizar a situação, os motoristas devem pagar o imposto o quanto antes através de agências bancárias e até mesmo pela internet.
Nestas seis cidades, 1.758 não pagam devolução total ou parte do IPVA, ou seja, são considerados exonerados. Isso geralmente acontece quando o dono ficou sem o veículo em função de um roubo ou furto, cobrança indevida, pagamento duplicado ou perda total em sinistro, o que representa uma quantia de R$ 1.459.687,21 a menos na arrecadação prevista para o período.
De acordo com Alcides Seiji Yano, auditor fiscal da Receita Estadual, o objetivo é sempre arrecadar 100%. “No entanto, como isso é quase inalcançável, índices acima de 95% são considerados satisfatórios”, comentou.

Vencimento de licenciamento

Foto: Divulgação