Mais arborização: funcionários públicos plantam árvores no pátio do Centro Administrativo de Igrejinha

Foto: Divulgação

Por Gabriela Loro Marmitt

Pau-Brasil, Ipê, Pitanga, Cerejeira e Extremosa: essas são apenas algumas das espécies que foram plantadas no pátio do Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause na ação que aconteceu na manhã desta quarta-feira (21) com a participação dos funcionários públicos que trabalham no local.

Organizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Igrejinha, o plantio foi realizado em alusão ao Dia da Árvore. Ao total, foram 19 espécies, uma para cada muda plantada, entre frutíferas, nativas, de flor e sombra.

A Secretaria ainda disponibiliza, entre os meses de maio e setembro, mudas de árvore para os munícipes que desejarem fazer o plantio em seus terrenos. Oferecidas gratuitamente, cada morador pode retirar até 5 mudas, mediante preenchimento de seus dados no ECOPONTO de Igrejinha.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, destaca o grande potencial que a natureza oferece para a cidade. “Nosso turismo possui como destaque principal as belezas naturais da cidade e do interior. O Monte da Fé, o Morro do Xaxim, o Parque Alto da Pedra e tantos outros pontos turísticos na nossa zona rural são arborizados e permitem o contato direto do cidadão com  a natureza. Nesta ação promovida em alusão ao Dia da Árvore, aqui no nosso Centro Administrativo, relembramos também a importância da arborização consciente e o quanto uma cidade arborizada pode refletir em saúde, bem-estar e qualidade de vida, além de embelezar nossas ruas e parques. Plantamos hoje diversas espécies no Centro Administrativo e convidamos a comunidade para também arborizar seus espaços urbanos”, destaca Leandro.

As biólogas do Município, Joana e Monique, destacam que as árvores servem de refúgio para a fauna e inúmeros seres vivos, melhoram o microclima, melhoram a qualidade do ar, reduzem níveis de ruídos, criam uma barreira para o vento e proporcionam sombra.

Através da diversidade de suas formas, cores e aromas elas promovem identidade e qualificam espaços. As árvores urbanas contam a história de uma cidade e são o elo mais frequente do ambiente urbano com a natureza.