Loteamento de Igrejinha deve receber rede de distribuição de água em breve

Casa de máquinas está sendo construída no bairro Foto: Lilian Moraes

Por Lilian Moraes

Igrejinha – Por meio de uma parceria entre o município de Igrejinha e a Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan), o loteamento Panorama deve receber uma rede de distribuição de água em breve.

 

De acordo com Jeferson Corá, secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Igrejinha, a obra referente a estrutura que será instalada contempla a construção de uma casa de máquinas e a execução de um suporte para um reservatório de 70 mil litros que será instalado na última rua do loteamento. O investimento do município para todas as intervenções é de aproximadamente R$ 30.000,00.

 

Nadir Konrath, gestor da Unidade de Igrejinha da Corsan, contextualiza sobre o papel da empresa. “O papel da Corsan é buscar a universalização do abastecimento de água tratada para o sistema urbano da cidade, isso está elencado diretamente ao contrato de programa, junto com o poder concedente que é o município e melhorar o sistema para aquela localidade”, pontua.

 

Após a conclusão da estrutura da casa de máquinas e do suporte para o reservatório realizado pela Prefeitura, a Corsan iniciará a obra da rede de distribuição de água.

Para levar água potável

O gestor da Corsan de Igrejinha também explica os objetivos da obra no local. “Vai se buscar adequação com água tratada, como todo o controle de monitoramento diário para que esses moradores não tenham problema de desabastecimento, e para que consigam ter acesso a mais esse sistema, ou seja, água tratada e potável para consumo”, destaca o gerente Konrath.

Realidade do local

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente do município também destaca que a obra é uma parceria com a Corsan e explica a realidade atual do loteamento. “A localidade tem 20 anos já e não possui uma rede de água que abasteça todas as casas daquele loteamento. Então, a partir de agora, depois que nós executarmos a casa de máquinas, levarmos para lá o reservatório e fizermos toda a infraestrutura, de levar a rede de distribuição de água para a frente das residências, todos os munícipes daquela região terão água da Corsan. Essa era uma solicitação antiga da população da localidade e nós conseguimos viabilizar com essa parceria junto à companhia”, esclarece Corá.

Morador fala sobre a intervenção

Felipe Zeferino, de 28 anos, morador do loteamento há nove anos, acredita que a instalação de uma rede de água será uma conquista importante para os moradores da localidade, tanto com relação aos custos, quanto pela qualidade da água que chega até as residências. “A maior questão é que se for levar em consideração todo o investimento que é para abrir um poço, fazer encanação, ter um pressurizador… não é toda família que consegue pagar o valor para abrir um poço, pois é uma coisa relativamente cara”, destaca.

“Sem falar que não necessariamente tu sabe qual é o PH da água, o que tem nela, o que deixa de ter… então com esse tratamento, ajuda que a água vem melhor tratada e tenha uma melhor disposição a quem precisa. É benefício das pessoas”, finaliza o morador.

Conforme Corá, o loteamento pertence ao bairro Viaduto e foi fundado no ano de 2000.