Loja do Sindicato Rural é o primeiro estabelecimento comercial a receber coletor para destinação de lâmpadas usadas

O funcionário Paulo Roberto Longaray Garcia e o presidente Brito receberam o coletor de lâmpadas no estabelecimento Foto: Magda Rabie

Por Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Envolver empresários, entidades e a comunidade na implementação de ações que beneficiem o meio ambiente é uma das preocupações do governo municipal de Taquara. Em julho, a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos abriu cadastro para comerciantes  interessados em aderir ao Programa de Logística Reversa de Lâmpadas, desenvolvido pela empresa Reciclus, visando direcionar gratuitamente lâmpadas fluorescentes tubulares e lâmpadas econômicas compactas já utilizadas para a reciclagem. O primeiro depósito para a destinação de lâmpadas em desuso foi entregue, na quarta-feira (25), ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, que possui um estabelecimento comercial de venda de lâmpadas.

“A Reciclus está oferecendo esta oportunidade às empresas para que utilizem o coletor para o recolhimento, pois quem compra lâmpada o que vai fazer? Colocar no lixo não dá, então que possa estar descartando onde adquiriu a lâmpada. Que as empresas e a comunidade se conscientizem que precisamos recolher essas lâmpadas em prol do meio ambiente que vivemos”, destaca o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, João Carlos de Brito.   

Quem tiver lâmpadas fluorescentes tubulares e lâmpadas econômicas compactas em casa pode descartar na entidade que fica na esquina das ruas Dezessete de Junho e Marechal Floriano, em frente ao Posto 24 Horas, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min; e comerciantes que tiverem interesse em obter um coletor podem se cadastrar na secretaria, junto à Prefeitura, através do e-mail meio.ambiente@taquara.rs.gov.br ou  pelo telefone 51 3541 9200 – ramal 235. 

Reciclus

A associação Reciclus é responsável por operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas que contém mercúrio em sua composição, e disponibiliza Pontos de Entrega em estabelecimentos comerciais em todo Brasil, para que pessoas físicas possam descartar suas lâmpadas usadas para posterior coleta segura, transporte e destinação correta em nossos recicladores homologados. 

Assim que o coletor atinge 80% de sua capacidade, o responsável do local deve solicitar a coleta exclusivamente via sistema, com uma senha que recebe após a instalação do ponto. Nos três primeiros anos de atuação, o Programa Reciclus cresceu e ampliou sua rede para as principais cidades brasileiras. São mais de 2.700 Pontos de Entrega em todo Brasil.

Qualquer varejista e estabelecimento que comercializem lâmpadas podem ter um coletor da Reciclus gratuitamente, e recebem todo o suporte necessário para transporte, instalação do ponto e retirada de lâmpadas quando solicitado.

Fonte: https://reciclus.org.br/