Licitação para extensão da BR-448 até Estância Velha já está em andamento

Foto: Divulgação DNIT

Desde sua inauguração em dezembro de 2013, a BR-448 se tornou uma alternativa importante para desafogar o tráfego intenso da BR-116 para quem se desloca entre o Vale dos Sinos e Porto Alegre. A rodovia, com pouco mais de 22 quilômetros de extensão, se estende entre Sapucaia do Sul e Porto Alegre.

Apesar de ser uma alternativa importante, a BR-448 não resolveu um problema histórico que é o engarrafamento registrado diariamente no trecho de São Leopoldo da BR-116, nos dois sentidos da rodovia. Diante desse dilema, diversas movimentações de autoridades foram iniciadas para buscar outras alternativas e resolver a questão.

Uma dessas ações que já foram iniciadas há mais tempo e que estão em andamento foi a criação de frentes parlamentares, na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa, para que o Governo Federal faça a extensão da BR-448 até Estância Velha. Essas movimentações surtiram efeito, tanto que os estudos técnicos já foram realizados e uma licitação para a construção do novo trecho está em andamento e novos desdobramentos irão ocorrer nos próximos dias.

O avanço destes trabalhos é comemorado por deputados da região que integram as frentes parlamentares, uma vez que a obra será importante alternativa no trânsito da região.

ABERTURA DOS ENVELOPES DIA 17

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é o órgão do Governo Federal responsável por dar andamento ao projeto de extensão da BR-448 entre Sapucaia do Sul e Estância Velha. Em nota enviada ao Grupo Repercussão, o órgão federal informa quais serão os próximos passos do projeto. “O DNIT informa que lançou em setembro o edital para contratação de empresa especializada para a elaboração de estudos e projetos básicos e executivos de engenharia para as obras de implantação em pista dupla do prolongamento de 18,7 quilômetros entre Esteio e o entroncamento da ERS-240, no município de Portão. A abertura das propostas será no dia 17 de outubro”, diz a nota.

 

“Solução muito melhor e mais definitiva”, cita deputado Marcel

Membro da Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados para garantir a extensão da BR-448, o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO) comenta que “a extensão da BR-448 até Estância Velha é uma solução muito melhor e mais definitiva que a duplicação da ponte do Rio dos Sinos em São Leopoldo e vai garantir mais desenvolvimento para essa região”, pontua van Hattem.

 

Issur comemora

O deputado estadual Issur Koch (Progressistas) é idealizador da Frente Parlamentar criada pela Assembleia Legislativa. Para o parlamentar, “a extensão da BR-448 é a grande solução para resolver os gargalos da BR-116. A importância logística dessa obra é muito grande, seja para o tráfego, como para o escoamento de cargas e desenvolvimento de toda a região”, cita Issur. “Com o avanço da licitação, mais um passo importante se dará para a questão de logística e infraestrutura da nossa região”, finaliza o deputado.