Leandro projeta gestão que vai estruturar Igrejinha para o futuro

Leandro Horlle, prefeito eleito, concedeu entrevista exclusiva ao Repercussão. Foto: Matheus de Oliveira

Igrejinha – Prefeito eleito de Igrejinha com apoio do atual governo, Leandro Horlle (PP) já conhece a estrutura que irá administrar. O progressista não planeja grandes mudanças nos quadros administrativos e pretende seguir com o mesmo número de secretarias. Apesar da confortável transição junto ao seu correligionário e atual prefeito Joel Wilhelm, o principal desafio para o início do mandato é encarar de frente a pandemia. Para tratar destes e outros assuntos, Leandro concedeu entrevista ao Jornal Repercussão Paranhana.

 

Ao longo da campanha, Leandro colou sua imagem junto a do prefeito Joel e do ex-vice-prefeito Dalciso Oliveira (PSB). E não foi à toa: o atual gestor vai ficar no comando de uma das principais secretarias. “Desde a saída do Dalciso para ser deputado, a Secretaria de Administração deixou de ser eminentemente interna e passou a receber a função do Desenvolvimento Econômico. A geração de emprego vai ser responsabilidade da secretaria dele (Joel), assim como a saúde no equilíbrio do número de casos da pandemia, e a educação na retomada das aulas. Na questão do assessoramento pessoal nem se fala. Ele é a pessoa que mais tem conhecimento dos números do município, da complexidade. Vamos ter um contato frequente nessa questão de tomada de decisões coletivas, junto a um núcleo de gestão”, explica Leandro.

 

Após assumir o comando da Prefeitura, primeiras ações serão em relação à pandemia

Leandro ressalta que o foco imediato de seu governo será no equacionamento da pandemia. “Nós sabemos que o primeiro grande reflexo dela foi na saúde, mas temos uma demanda que cada vez vem aumentando na questão da educação. Também temos reflexos econômicos”, reconhece.

 

Papel do vice-prefeito na gestão

“O Joãozinho tem um vínculo histórico com o esporte. A vida dele esteve vinculada à questão esportiva, principalmente ao futebol. Então, muito provavelmente, dentro desse contexto, ele vai ficar responsável por algo nessa área. Mas ainda estamos definindo se vai ser no comando de uma secretaria ou comando de um departamento. Depende de todas as conversas que estamos finalizando”, afirma Leandro.

O que ainda está sendo alinhado, segundo o progressista, são readequações em departamentos e secretarias. “Não vamos ter aumento de secretarias, não vamos ter aumento de gastos, então, essas questões financeiras estão totalmente resolvidas. Vai ser encaminhado dentro dos padrões atuais. Assim que estiver ajustado, isso será enviado ao Legislativo, se necessário”, projeta.

Entrevista com Leandro Horlle (PP), prefeito eleito de Igrejinha

Jornal Repercussão: A atual gestão entregou novas UBSs. Qual é a meta em infraestrutura na área da saúde? 
Leandro Horle: “Nossa meta prioritária na área da saúde é a construção de uma nova UBS na região central do município e a conclusão do processo de reestruturação de todas as UBSs. Temos ainda a do bairro Moinho, Bom Pastor e temos que fazer melhorias no Lajeadinho e Serra Grande.”

JR: Qual é a marca que você quer deixar em sua gestão?
LH: “Em 2013, quando o atual projeto de governo foi implementado, nós tínhamos necessidade de obras que a comunidade esperava há 15, 20, 30 anos. Hoje nós temos uma oportunidade única de fazer algumas obras que talvez não sejam urgentes. Nós queremos ter a oportunidade de projetar a cidade para os próximos 10, 15 anos. Gostaria muito de concretizar isso, de fazer a cidade do futuro, com energia fotovoltaica, com iluminação de LED Tem uma obra dentro do plano de governo que é a ponte que vai começar a interligação pavimentada com a cidade de Nova Hartz. É uma obra que, talvez, muitas pessoas sequer achem necessária, mas daqui a cinco ou dez anos ela vai ser muito necessária. Gostaria muito que o mandato fosse lembrado como o que estruturou a cidade para o futuro. Que abriu as portas de Igrejinha para o futuro.”