Lar Padilha, de Taquara, inaugura a maior obra de modernização de sua história

Por Ander Peters/Lar Padilha
Na tarde da última sexta-feira (23), em Padilha, interior de Taquara, ocorreu a inauguração do “Telhando Sonhos”, projeto que revitalizou vários espaços do Lar Padilha – ABEFI, onde estão instalados os quartos das crianças, o refeitório, a cozinha, a lavanderia, o depósito de alimentos e as salas de oficinas e recreação. Essa obra era aguardada há muitos anos, devido a estrutura do principal prédio da instituição, que já abrigou um hospital na década de 50, ter se deteriorado com a ação do tempo, principalmente o telhado, gerando a necessidade de uma profunda reforma e modernização.
Com responsabilidade e transparência, desde janeiro de 2021 foram investidos recursos enviados pela comunidade de Beinsheim, na Alemanha, da organização Mission Einewelt, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, da Prefeitura Municipal de Taquara, da Amifest de Igrejinha, Igui Piscinas e de centenas de pessoas que doaram de alguma forma.
Com o apoio desses parceiros e doadores, o Lar Padilha realizou elaboração de projeto arquitetônico, desmanche, fundações, estruturas metálicas, telhas e elétrica interna e externa. Houve também a substituição de forração por gesso acartonado, canalização de águas da chuva e pavimentação com bloquetos. E, por fim, foram feitas adaptações de acessibilidade, pintura e instalação de janelas e portas de vidro.
O evento de inauguração contou com presença de prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, de um grupo de membros da comunidade de Beinsheim da Alemanha, da diretoria da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial de Novo Hamburgo – ABEFI, e comunidade em geral. Durante a cerimônia, houve apresentações artísticas com a banda “Dog John” e com o palhaço “Quinta-Feira”, uma homenagem ao funcionário mais antigo do Lar Padilha, Geraldo Fick, finalizando com o desenlace da fita inaugural, um coquetel e fogos de artifício.
“O Lar sempre sonhou em poder realizar esse projeto. E fomos abençoados por contar com tantos corações solidários que nos ajudaram a concluir essa importante obra, que vai melhorar ainda mais a qualidade de vida das crianças e adolescentes acolhidas”, destacou o diretor do Lar Padilha, Fernandes Vieira dos Santos.