Lama na água do Rio Paranhana força suspensão do abastecimento de água e afeta milhares de pessoas; veja vídeo

Região – Com o esvaziamento da barragem das Laranjeiras, na divisa de Três Coroas com Canela, a turbidez da água do Rio Paranhana atingiu índices elevados. Com isso, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) se viu forçada a suspender a captação na Estação de Água Bruta, em Três Coroas. Com isso, diversos bairros de Três Coroas já sentem os reflexos do desabastecimento, entre eles, Águas Brancas, Centro, Itapuã, Linha 28, Linha Café, Loteamento Eucaliptos, Loteamento Frida Sohne, Loteamento Industrial, Loteamento Lauffer, Loteamento Pinheirinhos, Loteamento Portal Do Sol, Loteamento Raul, Loteamento Vitória, Moreira, Morro Do Raul, Mundo Novo, Mundo Novo III, Porto Belo, Quilombo, Sander, Vale Real, Vila Mauá, Vila Nova.

Em nota, a prefeitura de Três Coroas informou que não foi informada sobre a data de abertura das comportas, mas que a Secretaria de Meio Ambiente já contatou a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – RS (FEPAM) para deslocamento e análise da situação, e que uma equipe da pasta já está no local verificando os problemas.

Confira abaixo a nota da prefeitura trescoroense na íntegra, publicada na página do Facebook Três Coroas Utilidade Pública:

 

Em Igrejinha, o abastecimento ainda não foi suspenso, de acordo com o gestor da unidade da Corsan do município, Nadir Konrath. “Não temos informações de desabastecimento. Estamos controlando, mas em Igrejinha ainda está tranquilo”, afirmou Konrath. Segundo ele, caso a situação permaneça com problemas na captação da água, o município pode ter dificuldades de abastecimento já no final da tarde desta terça-feira (20). “Mas não tem nenhum local desabastecido e os volumes estão dentro dos níveis normais, dentro do nosso padrão”, enfatiza.

Em Parobé, os técnicos da Corsan responsáveis pela Unidade de Serviço e pela Estação de Captação de Água Bruta acompanham, atentamente, a qualidade da água do Rio Paranhana. “Estamos acompanhando a evolução da situação. Se em Três Coroas afetou, muito provavelmente, teremos impactos em Parobé”, alertou Ubiratan da Cunha, chefe de serviço da Corsan de Parobé.

Segundo informações preliminares, técnicos da Fepam estariam a caminho do Vale do Paranhana para verificar quais medidas serão adotadas para contornar a situação.

Em seu site, a Corsan informou que após o término do serviço, poderão ocorrer oscilações na pressão da água e a normalização do abastecimento se dará gradualmente. A companhia explicou que em algumas ocasiões, em decorrência de imprevistos na execução do serviço, a previsão de normalização do abastecimento pode sofrer alterações.