Jovem de Igrejinha possui negócio de moda sustentável com público cativo fora do Estado e mira novos voos

Igrejinha – Foi durante o curso de duas disciplinas de Moda, em uma universidade do Vale do Sinos, que a igrejinhense, Iara Sander, 27 anos, iniciou a lapidação da marca Amuleto de Pano. Voltada ao segmento de vestuário sustentável, com utilização de fibras naturais de tingimento vegetal, a marca dispõe de modelos e peças para o público feminino, mas também unissex. O objetivo principal é transmitir os valores de gerar o menor impacto possível ao meio ambiente, algo raro na indústria da moda. “A indústria da moda é uma das que mais polui a nível global. Seguindo valores obtidos ainda quando criança, eu e a minha colega de faculdade, em 2015, criamos a marca para fazer diferente e dentro do conceito que acreditávamos ser o menos danoso possível”, relembra a jovem empreendora.
Com conhecimento de seis anos em consertos, reformas e elaboração de peças sob medida, Iara aproveitou a experiência adquirida em um atelier de costura e criou a marca. “Trabalho deixando a inspiração fluir com uma coleção por ano e acrescento peças conforme a fluidez da minha criação e a coleção está sempre aberta para receber novos modelos”, explica.

CO-CRIAÇÃO DE MODELOS E  PARCERIAS

Com um ampla rede de contatos, Iara procura estabelecer também a elaboração de modelos com base na co-criação com parceiros. “Ao longo deste período elaborei modelos unificando ideias e perspectivas com outros profissionais. Conto com muitas parcerias e procuro não engessar essa etapa, pois procuro deixar sempre muito livre a criatividade”, detalha.

Peças com elevado nível de acabamento e detalhes

Foto: Reprodução