Joel destaca as principais ações em andamento no município e se mostra sensível com setor econômico

Igrejinha – Entrevista com Joel Wilhelm, prefeito de Igrejinha

Repercussão – Tudo encaminhado e pronto para iniciar os atendimentos na Prefeitura nova?

Joel – Estamos mobilizados para esta terça-feira, dia 2, já estarmos atendendo no novo Centro Administrativo. Essa é uma obra esperada há muito tempo por toda a comunidade. A atual estrutura onde estamos já é uma estrutura que é bastante deficitária e com esse novo espaço, além de dar um maior conforto para todos os servidores, teremos a possibilidade de atender ainda melhor todos os nossos munícipes. Estaremos em um espaço onde, praticamente, todas as secretarias administrativas estarão concentradas, em um único espaço. Espaço esse que ficou muito amplo, bem construído, onde teremos um belo estacionamento, seja para os funcionários e também para os munícipes que vão procurar os serviços públicos. Acreditamos, que desta forma, vamos dar um passo muito importante e é uma obra, que com certeza, virá a ser centenária, será bicentenária, pela estrutura que tem esse novo espaço e estamos muito felizes de poder se mudar para esse espaço já a partir, da terça-feira (2 de junho), atender à toda a comunidade de Igrejinha no espaço e tenho a certeza que todos gostarão muito do novo Centro Administrativo.

Repercussão – O senhor está liderando um grande projeto de renovação da malha viária. Porque desenvolver essa ação é tão importante?

Joel – Tínhamos assumido um compromisso com o cidadão de Igrejinha, e sempre falamos que não fizemos promessa. Assumimos compromissos com a cidade. E, um dos compromissos que nós assumimos, era de todas as ruas de estrada de chão do município, da área urbana, que realmente fossem pavimentadas. Mas, também, estamos com um projeto de recapeamento, onde as ruas de maior trânsito do município estão todas elas sendo feito recapeamento, porque eu tenho certeza, que além de embelezar, vai melhorar muito o deslocamento das pessoas, pois com o passar dos anos, já estavam bastante prejudicadas. Então, essa semana, também estaremos trabalhando na Rua Pedro Kehl, que é no bairro Viaduto, que é uma rua de muito trânsito no bairro. E, a exemplo disso, já foram inúmeras ruas que foram pavimentadas, caso da entrada da cidade, a Rua das Pedreiras, Theodor Bischoff, Rua Imigração, Anita Garibaldi, que é o trânsito de Três Coroas, do deslocamento de lá para o município de Igrejinha (e vice-versa). Mas, também, contamos com as obras de calçamento e todos os bairros serão contemplados, para que realmente, possamos tirar essas obras do papel. E, paralelo a isso, estamos fazendo a pavimentação asfáltica de muitas outras ruas também de outros bairros do município, e também, era um compromisso que tínhamos estabelecido. Sempre deixamos claro, que na medida do possível, quando pudéssemos aumentaríamos o número de ruas asfaltadas. Sabíamos que era algo que precisávamos melhorar, e nesse sentido, temos a convicção que é mais um compromisso que tínhamos com a cidade e com o apoio de todos, cada um fazendo a sua parte, estamos conseguindo tirar do papel.

Repercussão – E os investimentos no Morro do Voo Livre e Morro da Cruz?

Joel – O Morro do Voo Livre é um desejo antigo da comunidade e também do Clube Serra Grande de Voo Livre, que é o nosso parceiro naquele local, que nesse momento está fechado, por causa da questão da pandemia para que possamos evitar aglomerações, mas realmente, é uma estrutura que está muito bonita e muito organizada, onde possuímos uma estrutura de atendimento também com estabelecimento comercial que é cuidado pelo Clube Serra Grande de Voo Livre, onde fizemos uma obra de infraestrutura naquela espaço. Hoje, contamos com energia elétrica e possuímos um paradouro/belvedere, para que os visitantes possam tirar fotografias do Vale que se enxerga perfeitamente naquele espaço. Onde é praticado a prática do Voo Livre, e não tenho dúvida, que é um espaço que trará muitos turistas no município de Igrejinha. E, somado a isso, quando a obra do Morro da Cruz, também sairá do papel, está ainda está em execução, essa ainda não está aberta ao público também devido as obras, são duas importantes construções que de uma forma definitiva, já com asfalto que foi feito na nossa gestão a partir da área urbana do nosso município até as proximidades do Morro do Voo Livre, temos o compromisso de que possamos levar o asfalto até o município de Gramado, para que esses dois pontos possam ser, cada vez mais, visitados. A região toda está se transformando. Já existem investidores que fizeram cabanas, outros abriram restaurantes, pois acreditamos muito no potencial turístico da Serra Grande e nesse deslocamento de Igrejinha, via Estrada da Serra Grande, até chegar em Gramado. Esse nicho que estamos tentando aproveitar e a infraestrutura do Morro do Voo Livre e o Morro da Cruz, foram via emendas parlamentares que conseguimos, para que pudéssemos fazer a infraestrutura, mas também, sem precisar tirar muitos recursos da saúde e educação.

Repercussão – No início de 2020, o prefeito nos explicou da intenção em climatizar todas as salas de aula nas escolas municipais. Como está esse projeto?

Joel – Temos o compromisso de seguir trabalhando e investindo na educação de Igrejinha. Seja na parte pedagógica como na parte dos profissionais e na parte de infraestrutura. Hoje, praticamente, todas as salas já estão climatizadas, o que ainda não está, será feito ao longo de 2020 para que possamos finalizar o ano com todas as nossas salas de aula climatizadas. Também, sempre estamos buscando junto com os CPMs das escolas, promovendo melhorias nas escolas do município. Também iniciamos a ampliação da Escola Pink, que é uma escola de Educação Infantil, que estaremos ampliando e melhorando a infraestrutura de salas e do refeitório. Nesse caso, conseguimos viabilizar essa iniciativa através de uma parceria com a presidência da Câmara de Vereadores, no período que o vereador Joãozinho Lopes foi o presidente, e também, na medida do possível, estamos sempre melhorando toda a infraestrutura das escolas. Desde o início da gestão conseguimos aumentar, significativamente, o número das vagas nas escolas infantis. Passamos de 0 a 5 anos, onde tínhamos 1.100 crianças, atualmente, possuímos mais de 1.800 crianças sendo atendidas, desde 2019, pela primeira vez na história do município, conseguimos sempre zerar de um ano para outro, todas as inscrições nas escolas infantis. É algo que nos alegra muito e sabemos da importância de atender à todos e isso foi bastante positivo com o trabalho desenvolvido em conjunto com a secretaria de Educação e com todos os nossos profissionais, e fica aqui, meu agradecimento à todos que se dedicam pela educação do município de Igrejinha.

Repercussão – O projeto de iluminação LED deve sair ainda em 2020?

Joel – Realmente, possuímos esse objetivo. Mas, precisamos segurar um pouquinho o investimento nesse sentido, devido à questão obviamente, em virtude da pandemia e a diminuição das receitas, e também por uma medida preventiva, nós realmente, precisamos focar mais na questão da saúde, educação e assistência social, mas mesmo assim, nos próximos dias, tiraremos do papel, pois nosso objetivo é fazer uma parte da iluminação do município. A Avenida principal queremos fazer uma espécie de uma linha, iniciando na região Sul do município até na divisa com Três Coroas, passando pela rua das Pedreiras, Castelo Branco, Teobaldo Fleck e Anita Garibaldi, para que as pessoas possam já ver a importância e como ficará melhor a nossa iluminação, e também, a curto e médio prazo a economia que isso irá trazer. Nos próximos dias, teremos novidades também nessa área onde estamos organizando a possibilidade de adquirir essa iluminação e esses equipamentos para que possamos começar nessas principais vias a instalação e as pessoas poderem conferir, um pouco daquilo que estamos pensando e aquilo que queremos fazer na cidade inteira.

Repercussão – Em tempos de crise e pandemia, de que forma a Prefeitura mantém o Programa de Desenvolvimento Econômico?

Joel – Estamos mantendo os incentivos e ampliando o auxílio-aluguel para muitas empresas. Sabemos que nesse momento é necessário e é bastante importante, esse apoio e essa retaguarda do município, e também, estamos trabalhando na execução do novo Distrito Industrial, que vai possibilitar em um espaço, a médio prazo, onde também contamos com algumas parcerias previstas com duas empresas que vão aumentar, significativamente, o número de empregos, na RS-115. Estamos na fase de terraplanagem daquele espaço e na execução de infraestrutura, onde na sequência, teremos duas empresas o que será bem importante e positivo para o nosso município para que possamos aumentar o número de empregos naquele local. E, no restante, estamos adotando um cuidado muito importante com todo o setor do comércio, com as microempresas, também estamos com um projeto para auxiliar nesse momento difícil na questão de ajudar com até 40% no custeio do aluguel para essas empresas, durante três meses, que é o período que estimamos que ainda estaremos enfrentando o problema da pandemia. Então, o Poder Público tem feito a sua parte e incentivamos muitas outras empresas também com áreas de terras e com terrenos para que essas empresas possam estar executando a infraestrutura. Acabamos prorrogando no curto prazo para essas empresas para que pudessem atender os compromissos que assumiram com o município de Igrejinha, mas entendendo esse momento, também prorrogamos o início do prazo desses compromissos. Nesse sentido, acreditamos muito que o novo Distrito Industrial, junto com as novas empresas que virão para esses espaços tenho certeza que possam suprir essas vagas que foram perdidas nesse momento.