Irmãs da Congregação Filhas de São Camilo administram hospital de Riozinho há 34 anos

Irmã Neiva é a diretora do Hospital Nossa Senhora do Rosário (Foto: Melissa Costa)

Riozinho – O Hospital Nossa Senhora do Rosário é administrado pelas irmãs da Congregação Filhas de São Camilo há 34 anos. A casa de saúde, localizada na área central, tem sido referência para as internações e para atendimentos de emergência, como acidentes de trânsito e casos de paradas cardiorrespiratória, por exemplo. “Nosso hospital é de baixa complexidade, não temos centro cirúrgico e procedimentos semelhantes, no entanto, temos clínica médico, o primeiro atendimento na pediatria e somos responsáveis por prestar o primeiro atendimento em casos de emergência, ou seja, estabilizar o paciente para conseguir a transferência”, conta a diretora do hospital, irmã Neiva Straginski.

Assim como todos os hospitais, a casa de saúde de Riozinho também tem vivido dias difíceis em razão da pandemia da Covid-19. “Já perdemos 13 pacientes e foi triste demais, sofremos com isso, pois somos uma cidade pequena”. Para o atendimento dos pacientes, também foram readaptados leitos de isolamento. “Alguns pacientes, tivemos que entubar e depois foram transferidos. Também utilizamos, durante a pandemia, uma quantidade de oxigênio que nunca tinha sido necessária”, pontua a irmã, lembrando que a comunidade de Rolante, em uma ação, conseguiu doar cilindros de oxigênio. “Foram muito bem-vindos, só temos a agradecer. Num geral, a todos que nos ajudaram e ainda nos ajudam”.

Hospital é mantido com apoio do Poder Público e de parcerias e apoio de moradores de Riozinho

O Hospital Nossa Senhora do Rosário é mantido com recursos repassados pela Prefeitura de Riozinho, valores do Sistema Único de Saúde (SUS) e também com a parceria de voluntários da comunidade. “O valor, por exemplo, repassado pela Prefeitura, pagamos os médicos. Também recebemos muita ajuda em alimentação e, na cidade, há o grupo de amigos do hospital, que também sempre contribui”.

VOLUNTÁRIOS HOMENAGEIAM

O ano de 2021, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, tem sido especial para a congregação por um motivo festivo. A Congregação Filhas de São Camilo completa 75 anos no Brasil e a data está sendo celebrada nas comunidades. “Participamos de uma celebração em Porto Alegre e, no domingo passado, ocorreu uma missa bonita aqui em Riozinho. Durante a celebração, ainda fomos surpreendidos com uma placa comemorativa do grupo de amigos do hospital. Esse grupo é formado por 11 casais e surgiu no passado, quando o hospital passou por grande dificuldade e quase precisou fechar as portas. Ficamos muito felizes com a homenagem”.

“E a nossa vocação”

A irmã Neiva, que também é chefe da enfermagem, está atuando há seis anos em Riozinho. Ela descreve que o serviço prestado aos pacientes é mais que um trabalho, é uma vocação. “Para nós, isso é a nossa vocação, ajudar os pacientes. Ser, ainda, serenidade nos momentos mais difíceis. Não é fácil, mas fazemos tudo com muito amor e dedicação, e o mesmo é com toda a equipe do hospital”.