Investimentos no parque do Rolanchê devem atrair eventos

Ao lado do prédio da mangueira está em construção sede social do núcleo Fotos: Matheus de Oliveira

Rolante – Uma verdadeira transformação estrutural está em andamento no terreno anexo ao Parque Municipal Vitor Mateus Teixeira, onde acontece o tradicional Rolantchê. O investimento é do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Encosta da Serra, que aposta na qualificação da infraestrutura para atrair novos eventos e colocar o local em evidência no cenário nacional.

 

O presidente da entidade, Evaldo da Rosa, explica que o núcleo adquiriu uma área de um hectare e começou os investimentos há um ano e meio. Tanto a pista de provas quanto o prédio onde acontece a Prova de Mangueira, que credencia a participação no Freio de Ouro, estão concluídas. Em construção estão o prédio para 52 cocheiras, sede social do núcleo, pista de aquecimento e estacionamento.

 

Como um novo terreno foi adquirido, há uma nova matrícula para entrada de energia,o que deve resolver o antigo problema de falta de autonomia elétrica do parque. “Cada vez que tem o Rolantchê tem que fazer um projeto, de qual carga vai gastar, e tem que instalar cerca de sete transformadores. A ideia é deixar uma capacidade instalada para tocar as coisas sem precisar pedir nada”, explica Evaldo.

 

Número de eventos

O parque que sediava apenas um grande evento no ano — Rolantchê — passará a ter pelo menos cinco agendas anuais após a conclusão das obras, conforme Evaldo. São elas: prova credenciadora ao Freio de Ouro; passaporte morfológico, que credencia os animais para disputar a beleza na competição de Esteio; Paleteada; Campereada e Remates de cavalo crioulo. “Já tem gente interessada em alugar para fazer evento”, conta Evaldo. Os eventos serão organizados pelo próprio núcleo.

Evento já marcado para 2021

ara fevereiro de 2021, já está marcado para acontecer o rodeio milionário, conforme Evaldo. “É um rodeio em que nós vamos dar mais de R$ 1 milhão em prêmios”, diz. No primeiro semestre, o prédio da prova de mangueira foi inaugurado com a realização da prova credenciadora da raça criola ao Freio de Ouro. A estrutura foi a primeira a ser concluída no novo anexo do parque municipal. O prédio conta com arquibancada para 500 pessoas e possui quatro salas comerciais, além do espaço para as provas.