Inventário do Patrimônio Histórico de Taquara preserva as origens do município

Taquara – Preservar a história de um município é mais do que manter construções antigas ou documentos guardados. É manter viva a memória coletiva, é honrar as raízes que nos conectam ao passado e nos orientam para o futuro.

Pensando nisso, o curso de História das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) desenvolveu o inventário do Patrimônio Histórico-Arquitetônico de Taquara, onde constam itens que preservam as origens do município. Ao longo das 58 páginas do documento, realizado em 2008 e ampliado em 2013, constam dezenas de imóveis e edifícios históricos, que constituem a história da cidade, que completa 138 anos em 2024.

De acordo com o diretor da Divisão do Arquivo Histórico de Taquara, Maicon Rodrigues, o inventário será estudado e receberá atualizações e ajustes, para garantir que o documento esteja fidedigno à história do município. “A gente precisa fazer um inventário que envolva não só a questão da história dos edifícios, dos espaços, mas também a parte arquitetônica. A ideia é fazer um escopo que envolve, inclusive, a parte do interior. Nós queremos fazer um levantamento desse patrimônio como um potencial turístico”, destaca.

Sociedade 5 de Maio

Foto: Magda Rabie

Um espaço de extrema importância para a história do município é o prédio da Sociedade 5 de Maio. Construído em 1898 e reconstruído em 1928, o prédio é um dos mais importantes para a memória da colonização e ocupação de Taquara pelos imigrantes e descendentes de alemães.

A Sociedade 5 de Maio fica localizada na rua Guilherme Lahm, 1568, esquina com a rua Federação, no Centro de Taquara.

Palácio Municipal Cel. Diniz Martins Rangel

Foto: Magda Rabie

Mais um dos itens do acervo do Inventário do Patrimônio Histórico-Arquitetônico de Taquara é o Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel. O prédio, situado na Av. Tristão Monteiro, 1278, no Centro da cidade, foi construído em 1908.

Com um estilo eclético, aberturas em arco e três pavimentos, o Palácio abriga, atualmente, a Prefeitura Municipal de Taquara.

Segundo consta no Inventário, a estrutura é “o mais significativo e suntuoso prédio histórico da região, destacando-se pela arquitetura. Historicamente, é o mais significativo monumento do século XX, sendo símbolo do Poder Público e atestando a importância política e econômica de Taquara”.

Por Mairan Pacheco