Instrumentos musicais começam a ser catalogados durante o mapeamento do acervo histórico de Taquara

Museóloga Daniela Amaral e historiadora Alice Jungblut Braun trabalham na catalogação dos instrumentos musicais Foto: Magda Rabie

Por Prefeitura de Taquara

“O Museu é como se fosse um iceberg onde as pessoas vêm somente a pontinha, mas tem todo o trabalho que elas não imaginam”, revelou a museóloga Daniela Amaral, uma das técnicas responsáveis pelo trabalho de arquivologia e museologia que estão sendo feitos nos acervos do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e do Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann. Todos os objetos farão parte da exposição ou da reserva técnica que ficará junto à Casa Vidal após a conclusão das obras de restauro.

 

Ao todo serão mil objetos catalogados que foram divididos em 17 categorias e diversas subcategorias. Instrumentos musicais é a primeira coleção a ser catalogada. “Quando vamos catalogar, fazemos também uma pesquisa, aprendemos um pouco sobre cada objeto, fazemos um reconhecimento. Fotografamos os detalhes, colocamos todas as informações possíveis, são peças muito antigas e temos que ter muito cuidado. O trabalho passa por muitas etapas: pesquisa, catalogação, classificação, higienização, fotografia, são muitos detalhes. Às vezes é um objeto com uma parte só e às vezes com mais partes”, explica a museóloga, Daniela Amaral.

 

A equipe também está desenvolvendo uma ficha de catalogação para cada tipologia de coleções. “Cada tipo exige formas diferentes de catalogações, a parte de quadros se diferencia dos instrumentos musicais por exemplo, então é necessário fazer uma ficha de catalogação para cada estilo de coleção, também é adequado fazer um manual de preenchimento para que futuros profissionais entendam as categorias criadas e deem continuidade ao projeto”, reitera Daniela, lembrando que todo o trabalho exige a utilização de EPIs adequados para que não causem malefícios aos objetos.

 

A coordenadora do projeto e responsável pela empresa Movimento Curadoria e Projetos Culturais, museóloga Daniela Schmitt, menciona que já foram definidas as temáticas que serão trabalhadas na exposição e que a partir de cada temática está sendo feita a pesquisa histórica. “Já fizemos o levantamento de Tristão Monteiro, estamos iniciando a parte da imigração alemã, a exposição de curta duração que é o projeto de restauro da Casa Vidal. Cada objeto que estará na exposição terá um sentido a Taquara e aos taquarenses”, destaca.

 

Comissões de avaliação

 

Comissão de Avaliação Permanente de Acervo e Comissão de Avaliação de Arquivos de Documentação Histórica são as duas comissões em fase de elaboração pela Diretoria de Cultura de Taquara, através do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e do Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann. Segundo o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, os projetos de lei estarão sendo apreciados pelo Poder Legislativo nos próximos dias.

 

Conforme a museóloga Daniela Schmitt a comissão integrará pessoas técnicas, historiadores, para auxiliar na avaliação do que é apropriado ou não estar no Museu. “São historiadores voluntários que darão este direcionamento, este novo olhar para o acervo do Museu, pois as peças não bastam ter apenas um valor para a família, mas deve ter relevância com e para a história de Taquara. Vamos assim começar a fazer uma reflexão em cima de todos os objetos que serão doados daqui em diante. Os objetos precisam ter um sentido”, revela a museóloga.

 

Mapeamento do acervo

 

O projeto contempla a catalogação de mil objetos de conservação do Museu e mais a parte do Arquivo que compreende 200 metros lineares, que são em tese cerca de 40 estantes de ferro (77 cm X 150 cm) com documentos históricos, todo o acervo será  fotografado vistas a possibilidade de acesso online da comunidade. O Plano Museológico do Museu, que é o Plano Diretor, também é uma das ações em pauta, o que possibilitará um direcionamento a programas e projetos futuros. A Movimento Movimento Curadoria e Projetos Culturais – empresa responsável pelo trabalho, tem até o fim do ano para fazer a entrega da exposição, e o público terá acesso em 2024 quando está prevista a conclusão das obras.

 

Edital de Museus

 

O trabalho de arquivologia e museologia dos acervos do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e do Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann integra o Edital de Museus Municipais da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), vencido no ano passado e que está em fase de execução. O projeto conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e do Sistema Estadual de Museus (SEM RS). Esta etapa compreende a infraestrutura e todo o processo de museologia e mobiliário para o espaço.

 

O grupo de trabalho do processo de arquivologia e museologia é composto pela coordenadora do projeto, a museóloga Daniela Schmitt, pela historiadora Alice Jungblut Braun, a museóloga Daniela Amaral, a arquiteta Daniela Corso, e pela arquivista Andrea Fontoura. Representando a Prefeitura de Taquara, participam o diretor de Cultura, Rafael Tourinho, o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues e o professor Laureci Mayca, além da equipe de restauro da Casa Vidal, a gestora cultural Cristina Schneider, o engenheiro Paulo da Luz e a arquiteta Leila Schaedler.